EI utilizou armas químicas em Deir ez-Zor, diz fonte

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 5 de abril de 2016 as 11:44, por: CdB

 

A Síria tem estado mergulhada em uma guerra civil desde 2011, com as forças leais ao presidente Bashar Assad do país combatendo contra um número de fações da oposição e grupos extremistas

 

Por Redação, com Sputnik Brasil – de Beirute:

 

Os combatentes do agrupamento terrorista Estado Islâamico atacaram nesta terça-feira os militares sírios na base aérea na província de Deir ez-Zor, informou uma fonte militar a RIA Novosti.

– Os militantes do EI atacaram o aeródromo militar de Deiz ez-Zor com obuses contendo uma substância química tóxica. Os defensores da base aérea dizem que uma série de soldados ficou sufocada – disse o entrevistado.

Depois da liberação de Palmira o Exército sírio começou prepara-se para romper o bloqueio de três anos de Deir ez-Zor
Depois da liberação de Palmira o Exército sírio começou prepara-se para romper o bloqueio de três anos de Deir ez-Zor

Antes, os militares comunicaram que os terroristas tinham tentado atacar a base da Força Aérea síria. As aeronaves de combate bombardearam as fileiras do Estado Islâmico e eliminarem alguns terroristas e equipamento militar.

Depois da liberação de Palmira o Exército sírio começou prepara-se para romper o bloqueio de três anos de Deir ez-Zor e lançar uma ofensiva contra a capital do EI – Raqqa.

A Síria tem estado mergulhada em uma guerra civil desde 2011, com as forças leais ao presidente Bashar Assad do país combatendo contra um número de fações da oposição e grupos extremistas, incluindo EI e a Frente al-Nusra, que são proibidos em muitos países, incluindo a Rússia.

Avião sírio

Os militantes abateram um avião da Força Aérea síria no sul da província de Aleppo, disse uma fonte à RIA Novosti.

– Os militantes abateram o avião que realizava uma missão militar na província de Aleppo e havia partido da base aérea de Shairat – disse a fonte.

De acordo com a televisão estatal, o piloto ejetou.

O representante do Comando das Forças Armadas sírias confirmou que um avião militar sírio Su-22 foi abatido em Aleppo. Segundo o canal televisivo local, o avião que alegadamente realizava uma missão de reconhecimento foi abatido pelo míssil superfície-ar.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que a aviação militar russa não realizava missões na região da cidade de Aleppo naquele momento.

– A Força Aeroespacial russa não realizava quaisquer missões nem em Aleppo, nem nos seus arredores – disse o representante do Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashenkov nesta terça-feira.

Aleppo, uma das maiores cidades da Síria, foi atacada pelos militantes em 2012. Durante o conflito armado, a sua população diminuiu de 2,5 milhões de pessoas para 1 milhão. Agora, só parte da cidade está sob o controle dos terroristas, o Exército governamental conseguiu romper o bloqueio nos arredores de Aleppo e cortar as vias de abastecimento dos terroristas.

O cessar-fogo, negociado por Rússia e Estados Unidos, entrou em vigor na Síria no dia 27 de fevereiro, com apoio de Damasco e de dezenas de grupos de oposição. O Estado Islâmico e a Frente Nusra não são parte do acordo.