Rio inicia segunda fase da racionalização das linhas de ônibus da Zona Sul

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 15 de janeiro de 2016 as 12:37, por: CdB

 

Os passageiros que usavam a 474 com destino ao Centro passam a ter como opção a linha 475, que continuará a passar pela região

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

A partir deste sábado, as linhas 474, 484, 413 e 475 serão modificadas como parte da segunda fase da racionalização da frota da Zona Sul do Rio. A exemplo da primeira fase, as mudanças serão implementadas progressivamente para que os passageiros tenham tempo para se adaptar.

O processo de racionalização das linhas da Zona Sul deve terminar em março de 2016. No sábado, a linha 474, que atualmente faz o trajeto Jacaré, Jardim de Alah, será modificada, passando a fazer ligação direta entre as Zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara, de maneira mais rápida e simples. Essa linha será encurtada e terá ponto final no Posto 6, na altura do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana, um dos acessos ao Arpoador.

Os passageiros que usavam a 474 com destino ao Centro passam a ter como opção a linha 475, que continuará a passar pela região. A diferença é que essa linha será encurtada, deixando de ir até Copacabana, e passando a retornar no Castelo.

A partir deste sábado, as linhas 474, 484, 413 e 475 serão modificadas como parte da segunda fase da racionalização da frota da Zona Sul do Rio
A partir deste sábado, as linhas 474, 484, 413 e 475 serão modificadas como parte da segunda fase da racionalização da frota da Zona Sul do Rio

Outra linha que terá o itinerário seccionado é a 484, que também deixará de seguir até Copacabana e terá seu trajeto encurtado na Candelária, no Centro. Os passageiros que utilizarem essa linha e quiserem seguir viagem até a Zona Sul poderão fazer a integração com a Troncal 1 (General Osório x Central – via Aterro do Flamengo), utilizando o Bilhete Único Carioca (BUC), que permite até duas viagens pagando apenas uma passagem.

Já quem quiser ir direto para a Zona Sul sem transbordo tem como opção a linha 483 (Penha x Copacabana), que faz a ligação direta entre as zonas Norte e Sul pelo Túnel Santa Bárbara. A linha 413, que seguia até o Jardim de Alah, também será seccionada no Castelo. Para seguir pela Zona Sul, a opção é integrar com as troncais 1, 3 e 4 nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Para viagens diretas, sem baldeação, os passageiros contam com a linha 426 (Usina x Jardim de Alah), que permanece inalterada.

Avenida Francisco Bicalho

A Prefeitura do Rio informou que, desde meia noite de quinta-feira, a Avenida Francisco Bicalho foi fechada para retirada de trens da SuperVia do local. Estão sendo realizadas intervenções ao longo da via, sentido Centro.

Equipes da Guarda Municipal, CET-Rio e concessionária Porto Novo estão nos bloqueios e em pontos de orientação aos motoristas. Painéis de mensagens variáveis foram deslocados para as rotas de desvio.

Com o fechamento da alça de descida do Gasômetro, na Bicalho, o desvio está sendo feito pela Binário. Assim, os veículos poderão retornar no Santo Cristo; com o fechamento da chegada pela Avenida Brasil, desvio pela Rodoviária e Santo Cristo. Veículos poderão retornar no Santo Cristo.

A descida da Linha Vermelha na Francisco Bicalho permanece aberta, mas os veículos seguirão em uma reversível acessando a Ponte na Bicalho e retornando até a Rodoviária. De lá seguirão até o Santo Cristo retornando a Avenida Presidente Vargas;

Veículos vindos da Pedro II serão desviados pela reversível da Bicalho em direção a Rodoviária e, em seguida, Santo Cristo e Presidente Vargas.

Fechamento da lateral da Vargas direcionando os veículos para a Praça da Bandeira. De lá deverão pegar a Rua Ceará, Francisco Eugênio, reversível da Bicalho e seguir pelo Gasômetro, fechamento de quem segue pelo Rebouças: mesmo desvio da Vargas; fechamento para os veículos que vem da Tijuca: seguir por são Cristóvão. Quem não seguir deverá retornar na Vargas e seguir pela rua Ceará, reversível e Bicalho.