Ilhas indianas são atingidas por dois novos terremotos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 4 de janeiro de 2005 as 07:44, por: CdB

Dois novos terremotos de intensidade moderada atingiram, nesta terça-feira, as ilhas indianas de Andaman e Nicobar, que sofreram cerca de 100 tremores nos últimos dez dias e onde milhares de pessoas continuam desaparecidas.

Nesta madrugada, à 01h06 (17h36 de segunda-feira em Brasília) um novo tremor de 5,3 graus de intensidade na escala Richter ocorreu nas ilhas de Andaman e Nicobar, no Golfo de Bengala, segundo o Departamento Meteorológico da Índia.

O tremor teve seu epicentro na ilha de Grande Nicobar, no sul do arquipélago, situada a apenas 200 quilômetros do epicentro do terremoto ocorrido no último dia 26 na ilha indonésia de Sumatra, de 9 graus de intensidade.

Seis horas e meia mais tarde, um novo terremoto de mesma intensidade sacudiu de novo a região. Por enquanto, não se sabe de danos materiais ou vítimas nas ilhas.

O arquipélago já sofreu cerca de 100 pós-abalos do terremoto de Sumatra, das quais o de maior intensidade foi registrado no sábado passado, com 6,3 graus.

Muitos residentes de Andaman e Nicobar cujas casas não sofreram danos decidiram dormir na rua por medo de que um terremoto possa fazer com que suas casas venham abaixo enquanto dormem.