Aviões de combate atacam base de houthis no Iêmen

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 7 de abril de 2015 as 11:55, por: CdB
Fumaça se levanta de local atingido por ataque aéreo perto de Sanaa
Fumaça se levanta de local atingido por ataque aéreo perto de Sanaa

Aviões de combate que integram uma coalizão liderada pela Arábia Saudita bombardearam, nesta terça-feira, uma base na região central do Iêmen controlada por combatentes houthis e seus aliados.

No ataque dois estudantes foram mortos em uma escola vizinha, segundo um site na Internet do Ministério da Defesa, comandado por houthis.

Fontes militares disseram que foram lançadas cinco bombas na base da Guarda Republicana, perto da cidade de Ibb, 160 quilômetros ao sul da capital Sanaa, tendo aparentemente como alvo unidades de defesa aérea e alojamentos de soldados.

Segundo as fontes, o comandante foi ferido. O site september26 informou que dois estudantes foram mortos, enquanto a TV houthis Maseerah informou que seriam três os mortos.

Cruz Vermelha deve enviar aviões com ajuda ao Iêmen nos próximos dois dias

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) pretende enviar dois aviões com 48 toneladas de ajuda médica e outros itens básicos ao Iêmen nos próximos dois dias.

Centenas de pessoas foram mortas e dezenas de milhares tiveram de deixar suas casas em várias semanas de combates no Iêmen. o Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef) disse na segunda-feira que o conflito está empurrando o Iêmen em direção a uma catástrofe humanitária.

A entrega das remessas de ajuda foi adiada por várias vezes, enquanto o CICV negociava uma pausa no conflito com a coalizão liderada pela Arábia Saudita, que vem desferindo ataques aéreos contra combatentes houthis do Iêmen há quase duas semanas. A entidade também teve dificuldades para encontrar aviões que sobrevoassem o Iêmen.

A porta-voz do CICV, Marie Claire Feghali, disse que a meta é enviar na quarta-feira ao Iêmen o primeiro avião, que está sendo carregado na Jordânia com 16 toneladas de ajuda médica.

O segundo, que transportará ajuda médica e outros equipamentos, incluindo tendas e geradores, está sendo preparado em Genebra e deve seguir viagem para o Iêmen na quinta-feira, afirmou. Ambos os voos foram definidos em acordo com a coalizão liderada pelos sauditas.

Feghali disse que a Cruz Vermelha ainda estava tentando obter autorização para um barco levar uma equipe de cirurgiões do CICV e do grupo humanitário Médicos Sem Fronteiras para Áden, a partir de Djibuti.

Os houthis, aliados do Irã, controlam a capital do Iêmen e lançaram em março um ataque à cidade portuária de Áden. Segundo a ONU, 549 pessoas foram mortas e mais de 1.700 ficaram feridos nas duas semanas até 3 de abril.