Lucro da Lenovo sobe 19 % no segundo trimestre

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 6 de novembro de 2014 as 13:53, por: CdB
As ações da Lenovo recuaram 5,11 %  nesta quinta-feira, ante uma queda de 0,2 % no índice Hang Seng de Hong Kong
As ações da Lenovo recuaram 5,11 % nesta quinta-feira, ante uma queda de 0,2 % no índice Hang Seng de Hong Kong

O lucro líquido da Lenovo, maior fabricante de PCs do mundo, saltou 19 %  no segundo trimestre fiscal, mas a receita ficou aquém das expectativas de analistas, o que causou uma queda nas ações da empresa.

A companhia, que tem feito esforços para entrar no mercado de smartphones, anunciou que a receita trimestral cresceu 7 %, para US$ 10,5 bilhões, mas as vendas de sua divisão de dispositivos móveis caíram 6 %, para US$ 1,4 bilhão.

As ações da Lenovo recuaram 5,11 %  nesta quinta-feira, ante uma queda de 0,2 % no índice Hang Seng de Hong Kong.

Ainda assim, a companhia sediada em Pequim fortaleceu seu domínio sobre as vendas globais de PCs mesmo diante de uma diminuição do mercado mais amplo. As vendas de laptops e de desktops cresceram 0,9 %  e 6,4 %, respectivamente.

O lucro líquido ficou em US$ 262 milhões, ultrapassando os US$ 260 milhões projetados por analistas, segundo a Thomson Reuters SmartEstimates.

A Lenovo está intensificando suas investidas em novos mercados de produtos após concluir nas últimas semanas duas aquisições multibilionárias, uma pelo negócio de servidores de baixo custo da IBM e outra pela unidade de dispositivos móveis Motorola do Google.

DirecTV

A DirecTV, maior provedora de TV via satélite dos Estados Unidos, teve lucro trimestral acima das previsões de analistas, em meio a mais receitas por assinante no país.

A receita nos EUA subiu 5,4 % , para US$ 6,51 bilhões com o aumento dos preços dos pacotes de programação impulsionando a receita média por usuário em 4,8 %.

As companhias de cabo e satélite têm tentado aumentar os preços para compensar o impacto das perdas de assinantes de operadores baseados na web, tais como Netflix.

A DirecTV teve perda líquida de 28 mil assinantes no país, em comparação com 139 mil adições líquidas no ano anterior, citando descontos promocionais de rivais.

Analistas esperavam adição líquida de 66 mil assinantes, segundo a empresa de pesquisa de mercado StreetAccount.

A Dish Network, segunda maior de TV por satélite dos EUA, teve receita trimestral menor que a esperada, perdendo assinantes de TV paga devido ao aumento da concorrência.

A DirecTV estendeu seu contrato de exclusividade para vender o pacote dominical de jogos da liga nacional de, removendo um obstáculo para a proposta de US$ 48,5 bilhões da AT&T para comprar a empresa.

O lucro líquido atribuível à empresa caiu para 611 milhões de dólares, ou US$ 1,21 por ação, no trimestre findo em 30 de setembro, ante 699 milhões (US$ 1,28  por ação), um ano antes.

Excluindo itens, o lucro foi de 1,33 por ação, superando a estimativa média de analistas em US$ 0,03, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A receita subiu 6,3 %, para US$ 8,37 bilhões. Analistas, em média, previam 8,3 bilhões. A receita na América Latina, que responde quase 20 %  do total, subiu 9,5 %.