Congresso colombiano aprova reeleição de Uribe

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 1 de dezembro de 2004 as 09:56, por: CdB

O Congresso colombiano aprovou no final da noite desta terça-feira um projeto que permite a Alvaro Uribe concorrer para um segundo mandato presidencial, o que era proibido até agora.
Uribe, que tem taxa de aprovação em torno de 70%, é favorito para as eleições de 2006.

A emenda constitucional, que derruba uma proibição de mais de um mandato para presidentes, foi aprovada por 113 votos contra 16 na Câmara dos Representantes, depois de ter passado pelo Senado. O texto poderá ser modificado pela Corte Constitucional da Colômbia.

Economistas e mesmo alguns aliados de Uribe temem, contudo, que ele tenha usado tanto capital político para garantir a emenda da reeleição que o resto de sua agenda de governo fracasse.

– Uribe fez grandes avanços nas frentes econômica e de segurança, então a continuidade de seu governo seria positiva – disse Gary Kleiman, da Kleiman International, consultoria de mercados emergentes em Washington.

– Mas há o temor de que esta reforma política esteja sendo feita às custas de reformas econômicas tão importantes ou até mais – ressaltou.

O governo declarou na semana passada que desistiu da proposta de aumento de impostos em 2005, cedendo à oposição. A economia da Colômbia deve crescer pouco menos de 4% neste ano. Os Estados Unidos injetaram mais de três bilhões de dólares nos últimos quatro anos no “Plano Colômbia”, seu programa destinado a combater o narcotráfico. O presidente norte-americano, George W. Bush, visitou Uribe em Cartagena na semana passada e prometeu mais apoio.