Bombeiros que trabalharam em queda de passarela podem ser premiados

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 10 de outubro de 2014 as 11:57, por: CdB
Trabalhos de resgate em passarela na Linha Amarela que caiu devido a acidente com um caminhão basculante na manhã do dia 28 de janeiro
Trabalhos de resgate em passarela na Linha Amarela que caiu devido a acidente com um caminhão basculante na manhã do dia 28 de janeiro

Os 22 bombeiros do Batalhão do Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que participaram do resgate às vítimas após a queda de uma passarela na via expressa Linha Amarela, em 28 de janeiro deste ano, foram indicados para concorrer à medalha Conrad Dietrich Magirus Award que é considerada o Oscar dos bombeiros. Uma equipe de jurados foi responsável pela seleção dos dez melhores trabalhos em equipe em todo o mundo, dentre eles um incêndio de grandes proporções em Marselha, na França e a explosão de materiais combustíveis numa refinaria no subúrbio de Isfahan, no Irã.

O comandante do Quartel do Corpo de Bombeiros do Méier, tenente-coronel Demétrio Saldanha, destaca o esforço dos bombeiros. “Estamos muito confiantes  na vitória. A operação em que atuamos representa o cenário mais difícil dentre os concorrentes. A queda da estrutura deixou múltiplas vítimas graves, em diversos pontos, nos dois sentidos de uma via separada por um rio. A atuação foi muito rápida e cirúrgica. Agradeço e parabenizo a todos os bombeiros envolvidos”, afirmou.

O acidente foi causado por um motorista que conduzia uma carreta com a caçamba levantada. A caçamba atingiu a passarela e a derrubou. A equipe do quartel do Méier chegou ao local sete minutos após o acidente, que deixou cinco pessoas mortas e quatro feridas. Parte dos feridos caiu sob a via e dentro do córrego que divide a pista enquanto outras vítimas estavam em carros, esmagados pela queda da estrutura.

A votação para escolher o salvamento continua até o dia 19 deste mês através do endereço eletrônico e link disponível também disponíveis no site do Corpo Bombeiros do Rio. A equipe vencedora receberá uma viagem de quatro dias à cidade de Nova York para conhecer o famoso centro de treinamento. As três equipes mais votadas ainda serão convidadas para a cerimônia de premiação em Ulm, na Alemanha, em 21 de novembro.

Para votar, basta seguir os seguintes passos : (1) Na parte inferior da página, no campo “cast your vote”, solecione a opção “walkway falls due to collision with truck” [considerando que seu voto seja na ocorrência atendida pelos bombeiros do Méier]; (2) Preencher com seu primeiro nome no campo “name – first” e com seu último nome no campo “name – last”; (3) Preencher o email; (4) Clicar em “submit vote!”.

A medalha Conrad Dietrich Magirus é assim batizada em homenagem ao bombeiro alemão da cidade de Ulm que viveu entre 1824 e 1895 e ajudou a construir a história moderna da corporação como a conhecemos nos dias de hoje. Ele também foi o fundador da companhia que ainda hoje está entre as pioneiras em suplementos, veículos e equipamentos para o combate à incêndios.