O Dia da Cultura atrás das grades

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 5 de novembro de 2004 as 11:25, por: CdB

Com o Dia Nacional da Cultura, nesta sexta-feira, várias manifestações foram feitas em todo o Estado. Desde shows até peças de teatro. Com isso, vale a pena repensar nas diversas manifestações culturais que hoje fazem sucesso no mercado. Na mesma sexta em que se comemorou o dia da cultura o cantor Belo foi preso por associações com o tráfico de drogas. A novela com o ex-cantor do Soweto já tinha rendido o bastante. Rendeu o suficiente para leva-lo de volta à TV, em programas dominicais, mesmo depois de ter sido provado seu envolvimento no mundo do crime. Seu retorno à televisão voltará em breve.
 
Ainda no mesmo ponto de partida, os filmes brasileiros de maior sucesso de bilheteria dos últimos anos foram Cidade de Deus e Carandiru, que retratam exatamente esse tal mundo do crime. Na literatura, não podemos esquecer de dois livros que alcançaram o público de forma impactante, indo direto para a lista dos best-sellers. São eles: Abusado e CV_PCC – a irmandade do crime (de Carlos Amorim e Caco Barcelos, respectivamente), ambos da editora Record. Abusado já teria até vendido seus direitos para uma adaptação cinematográfica, seguindo os passos de Cidade de Deus e Estação Carandiru.
 
Para terminar, na música foi visível a invasão dos funks (tipo proibidão) nos últimos anos. A popularidade foi abrangente, tendo conquistado a classe média e a mídia. Os rappers seguem o movimento e não hesitam em dividir suas experiências criminosas. E celebremos o dia da cultura, bandido bom é bandido que vira produto.