ES passa o Rio em descobertas de reservas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 20 de outubro de 2004 as 11:47, por: CdB

A Petrobras descobriu nos últimos meses mais reservas de petróleo no Espírito Santo que no Estado do Rio de Janeiro – o maior produtor nacional de óleo bruto do país. Mas os números, por enquanto, apesar de surpreenderam, ainda não tiram a hegemonia fluminense, embora o litoral capixaba tenha ganhado destaque nos investimentos da estatal.

Os dados foram extraídos da Agência Nacional do Petróleo. Houve 15 descobertas de petróleo o gás natural no Espírito Santo, enquanto o Rio perdeu a liderança e ficou com 14. Ao todo foram comunicadas à ANP 52 descobertas pelas concessionárias de áreas de exploração e produção do país.

Os números só confirmam as declarações de executivos da Petrobras que vêm dizendo que o Espírito Santo, juntamente com a Bacia de Santos, será a área de novo desafio exploratório da companhia. As descobertas no Espírito Santo neste ano foram todas feitas pela Petrobras, sendo 14 no mar e três em terra.

Oito das descobertas foram no bloco marítimo BES-100, onde foi descoberto pela Petrobras no ano passado o campo de Golfinho com reservas estimadas em 450 milhões de barris de petróleo de excelente qualidade. A última descoberta notificada pelo estado também foi BES-100, no último dia 13.

Atualmente a produção de petróleo do Espírito Santo ainda é pequena (cerca de 20 mil barris por dia), mas com a entrada em produção do campo de Golfinho, prevista para o ano que vem, a produção deverá aumentar em 100 mil barris por dia, tornando o estado o segundo maior produtor de petróleo. A licitação para o afretamento do FPSO (unidade de produção e armazenamento) que produzirá petróleo no campo de Golfinho já está em curso.