ANP e Cetesb vão estudar meios de reduzir poluição provocada pela gasolina

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 25 de agosto de 2004 as 22:50, por: CdB

A reformulação da gasolina distribuída no país para torná-la menos poluente e nociva à saúde humana vai ser estudada pela ANP A (Agência Nacional do Petróleo) e a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), do governo paulista. O convênio, assinado pelo presidente da Cetesb, Rubens Lara, e pelo diretor-geral da ANP, Sebastião do Rego Barros, tem duração inicial de cinco anos. Em setembro será formada a coordenação técnica.

Segundo Rubens Lara, o convênio firmado hoje entre as duas instituições -é uma cooperação técnica e operacional para planejamento, gestão ambiental, controle e licenciamento ambiental das atividades de armazenamento, distribuição e coleta seletiva de produtos derivados de petróleo.

Um dos principais objetivos é a redução do teor das olefinas na gasolina. As olefinas são substâncias que contribuem especialmente para a formação de ozônio de baixa altitude, que é extremamente prejudicial à saúde. Segundo a Cetesb, 90% da poluição da região metropolitana de São Paulo é gerada por automóveis. Serão elaborados estudos para detectar a influência dos combustíveis na emissão de poluentes.