IBM fará supercomputador para exército dos EUA

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 27 de julho de 2004 as 20:57, por: CdB

A IBM afirmou na terça-feira que foi selecionada para construir um supercomputador para Departamento de Defesa dos Estados Unidos que será usado pelos militares para simulação de guerra, previsão de tempo e outras aplicações. O computador será entregue ao Centro de Pesquisa do Escritório Naval Oceanográfico em Mississippi, afirmou a IBM.

A gigante da informática não revelou os valores do contrato, mas informou que ele vale dezenas de milhões de dólares. O supercomputador será formado por 368 poderosos computadores interligados. O conjunto terá 3 mil processadores de 64 bits produzidos pela IBM. A máquina usará o sistema operacional AIX, também da IBM.

O sistema terá velocidade de processamento máxima de 20 teraflops, ou 20 trilhões de operações matemáticas por segundo. Isso significa que o supercomputador poderá fazer em um segundo o que uma pessoa com uma máquina de calcular faria em 1,2 milhão de anos. A IBM espera que o supercomputador fique entre os 10 mais poderosos do mundo quando a próxima lista dos 500 principais computadores do planeta seja divulgada.

A lista dos 500 computadores mais rápidos do mundo é compilada e publicada duas vezes por ano por Jack Dongarra, da Universidade do Tennessee; Erich Strohmaier e Horst Simon do Laboratório Nacional NERSC/Lawrence Berkeley; e Hans Meuer da Universidade de Mannheim (Alemanha). O computador mais rápido do mundo, segundo a relação mais recente, é o Earth Simulator Center, instalado no Japão e produzido pela NEC Corp.