Coluna Sérgio Nogueira Lopes

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 8 de julho de 2004 as 12:19, por: CdB

 

Tirando o sofá
O ministro da Saúde, Humberto Costa, anunciou a disposição de discutir com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, a questão do aumento de preços das bebidas alcoólicas para dificultar o consumo de bebidas no país. Esqueceu, ou não soube, que a mesma medida foi adotada para coibir o consuno de cigarros no país e os resultados foram pífios. Não parece a história daquele pai que ao descobrir que a filha e o namorado estavam avançando o sinal no sofá da sala resolveu tirar o sofá?

Liminares

O vaivém das liminares nos fóruns pelo país, abrindo e fechando bingos,
parece não ter fim, numa guerra particular nos tribunais. Há duas
semanas, todos os bingos de Brasília, reabertos por decisão judicial, foram fechados numa canetada só. Só nesta quarta-feira o Tribunal Regional Federal de São Paulo cassou as liminares concedidas a três bingos de Curitiba. As casas estavam funcionando normalmente desde maio, autorizadas pela Justiça Federal de Santo André, em São Paulo. No Rio, alguns bingos, como o do Catete, continuam fechados.

Festa e polêmica

A mais charmosa festa literária do país, a de Paraty, começa com uma
lista renomada de letrados e, de carona, duas polêmicas. A ausência de João Ubaldo Ribeiro, que desmarcou palestra na última semana por ver um “estrangeirismo” exacerbado no evento, causou mal-estar entre escritores  e organizadores. Além disso, um pequeno detalhe – ou simples letra – tem causado rebuliço nas ruelas da cidade histórica. Tudo porque a organização adotou Parati e não Paraty, com “y”, como de fato a cidade chama. Quem manda?

Ministra no Rio
A Ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, estará no Rio nesta segunda-feira. Juntamente com analistas internacionais e nacionais e empresários do setor de energia, vai debater os fatores geopolíticos e econômicos que pressionam os preços do barril do petróleo – hoje próximos de US$ 40 o barril – e o impacto desta alta na economia mundial e brasileira. Promovido pelo Comitê de Cooperação Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o evento será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro do Rio, e contará também com a presença do diretor da Agência Internacional de Energia Elétrica, Klaus Rehaag.

Cresça Leo
O possível casamento entre Leonardo Di Caprio e a modelo brasileira Gisele Bündchen pode demorar para acontecer. Segundo a revista norte-americana Star, La Bündchen anda incomodada com as constantes festas madrugada adentro que o namorado tem promovido. Ela teria dito a uma amiga que só aceitará o pedido de casamento de Leo “quando ele amadurecer”,Segundo essa mesma amiga Gisele entende que como não são casados Leonardo é livre para fazer o que quiser. Mas ela não vai aceitar nenhum pedido seu até que ele cresça”, disse a amiga à revista.

Vaticano em crise


A Santa Sé admitiu ter registrado seu terceiro déficit orçamentário apesar de um pequeno aumento na arrecadação. O déficit de 2003 ficou em 9,6 milhões de euros, abaixo do registrado no ano anterior, que foi de 13,5 milhões de euros.O custo de manutenção da cidade-Estado do Vaticano, localizada no coração de Roma, foi um dos principais fatores determinantes do déficit, já que as obras de restauração somaram-se aos custos gerais de administração e aos gastos com a manutenção da Rádio Vaticano.