Gays em programa infantil causam polêmica na Austrália

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 3 de junho de 2004 as 18:03, por: CdB

Um programa infantil causou controvérsia na Austrália ao apresentar um quadro em que uma criança é levada a um parque de diversões por suas duas mães.

“Minhas mães estão me levando com o meu amigo Meryn a um parque”, disse a menina aos jovens espectadores durante o programa Play School.

O ministro das Comunicações da Austrália, Daryl Williams, não achou graça. Para ele, um programa destinado a crianças com idade para irem ao jardim de infância não deveria ter como personagens um casal de lésbicas.

“O governo entende que os pais esperam que um programa como o Play School trate de assuntos que são apropriados à idade de seus espectadores”, disse ele.

Correto demais

O ministro da Infância, Larry Anthony, também criticou o programa, que é transmitido pela rede pública de TV Australian Broadcasting Corporation (ABC).

Para ele, a ABC está exagerando na tentativa de se mostrar politicamente correta.

Ele afirmou que são os pais que devem “dar explicações sobre casais do mesmo sexo” às crianças.

Para piorar a situação, o programa foi ao ar poucos dias depois que o primeiro-ministro John Howard anunciou polêmicas leis que tornam casamentos gays ilegais e proíbem casais homossexuais de adotar crianças de outros países.

Mas a presidente da ABC, Claire Henderson, disse que a rede não vai voltar atrás de sua decisão de fazer um casal gay protagonizar o programa.

Segundo ela, o programa “visa refletir a diversidade das crianças australianas, incluindo todas as raças, religiões e situações familiares”.