Israel decreta estado de sítio em bairro de Belém

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 26 de maio de 2004 as 11:04, por: CdB

O Exército israelense impôs, na manhã desta quarta-feira, o estado de sítio no antigo bairro da localidade de Al Jader, no distrito de Belém, e impede seus habitantes de entrar e sair, informaram fontes palestinas.

Um número elevado de efetivos militares israelenses, em particular da Polícia de fronteiras, se desdobrou na entrada da localidade, na área de Al Tel e em todos os caminhos que conduzem até esse local.

Segundo a agência de notícias da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Wafa, membros da Polícia de fronteiras dispararam fogo real e lançaram bombas de gás lacrimogêneo para impedir que os alunos chegassem até suas escolas.

Além disso, dezenas de pessoas estão detidas nos arredores de Dair al Jader por efetivos militares israelenses que apreendem seus documentos de identidade e as estradas ao leste, oeste e sul da localidade de Al Jader continuam fechadas com aterros.

Nesta madrugada, tropas israelenses entraram no campo de refugiados de Tulkarem e tomaram pelo menos meia dúzia de casas ao longo da rua principal dessa localidade, que transformaram em postos de vigilância, informaram as fontes.

Os soldados invadiram as casas e obrigaram várias famílias a permanecer reclusas em um quarto enquanto se apostavam em pontos estratégicos. O mesmo ocorre desde ontem em maior escala na cidade de Nablus, onde soldados tomaram pelo menos oito casas e edifícios.