Violoncelo de US$ 3,5 milhões é achado no lixo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 18 de maio de 2004 as 21:39, por: CdB

Um violoncelo Stradivarius avaliado em US$ 3,5 milhões foi encontrado numa lixeira após ter sido roubado da casa de um músico da Filarmônia de Los Angeles, nos Estados Unidos, informou a polícia nesta terça-feira. O instrumento, de 320 anos, um dos únicos 60 fabricados pelo lendário luthier Antonio Stradivari em pessoa, por pouco escapou de virar um porta-CDs, revelou o boletim de ocorrência.

O violoncelo foi roubado da varanda da casa do músico no mês passado, depois que ele o esqueceu uma noite do lado de fora, e foi encontrado três dias depois numa lata de lixo de uma rua de Los Angeles por uma mulher, que resgatou o precioso instumento e o levou para casa, onde perguntou ao namorado se faria reparos nele para transformá-lo num porta-CDs personalizado.

“Graças a Deus meu namorado não trabalha rapidamente nas minhas coisas”, disse a moça, segundo seu advogado, Ron Hoffman, após descobrir que o instrumento tinha sido roubado. A mulher entrou em contato com o Departamento de roubo de artes da polícia de Los Angeles, após perceber que o instrumento não era uma peça qualquer.

O violoncelo tem alguns danos, inclusive uma rachadura na parte de trás e alguns arranhões, mas especialistas dizem que ele pode ser consertado.