Colômbia se livra do vírus da gripe do frango

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 17 de janeiro de 2004 as 21:36, por: CdB

A Colômbia está a salvo do vírus da chamada gripe do frango, que continua como uma doença ‘exótica para o país’, garantiram neste sábado as autoridades de saúde agropecuária.

O gerente geral do Instituto Colombiano Agropecuário (ICA), Alvaro Abisambra, disse que as autoridades mantêm há vários anos um rígido controle e uma vigilância permanente nos estabelecimentos avícolas nacionais.

O dirigente acrescentou que desde o final de março de 2003 está proibida a importação de produtos de risco por causa da ‘gripe do frango’ da Holanda e no condado New London, em Connecticut (EUA). Abisambra ressaltou que no último ano as importações avícolas colombianas ‘vêm de países livres da doença’.

De acordo com o ICA, a Colômbia importou em 2003 um total de US$ 19,7 milhões em carne e produtos avícolas, aves vivas, ovos para consumo ou incubação, e vacinas, sobretudo dos EUA, Brasil, Canadá, Costa Rica, França, Alemanha, Espanha, Equador e Venezuela, entre outros países.

A entidade estatal advertiu que a Colômbia fez um registro de estabelecimentos autorizados a importar animais de qualquer espécie, que só são incluídos nessa relação quando passarem por diversos exames. Além disso, não permite que sejam importados biológicos para a espécie avícola produzidos em laboratórios que também elaborem vacinas contra a doença.

Abisambra disse que Colômbia desenvolveu um plano de prevenção da ‘gripe do frango’ que inclui ‘o controle rigoroso e a avaliação do risco das importações avícolas, das quais retiramos amostras que são analisadas em nossos laboratórios’.

Junto com a Federação Nacional de Avicultores (Fenavi), o ICA também exerce uma ‘vigilância permanente em todos as granjas do país, onde forem detectados quadros respiratórios compatíveis com a doença’, acrescentou.