Papa reflete sobre figura de Jesus Cristo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 11 de janeiro de 2004 as 21:02, por: CdB

O Papa João Paulo II convidou neste domingo os fiéis a fazerem uma reflexão sobre a figura de Jesus Cristo, lembrando que Ele representa “o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem”.

Frente aos milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro do Vaticano para a reza dominical do Ângelus, o Pontífice evocou o batismo de Jesus, cuja festividade é celebrada hoje pela Igreja.

Em alocução de conteúdo estritamente religioso, o Papa lembrou que depois do batismo no rio Jordão, feito por São João Batista, Jesus Cristo recebeu a visita do Espírito Santo, que o assinalou como o “filho predileto” de Deus.

Este fato, disse, representa a primeira manifestação pública da “identidade messiânica” de Jesus depois da adoração dos Reis Magos. “Depois de ter celebrado no Natal – acrescentou o Papa – o grande evento da Encarnação, devemos agora manter o olhar fixo em Jesus Cristo, rosto humano de Deus e rosto divino do homem”.

João Paulo II também falou sobre a Virgem Maria, que apesar de ter sofrido por ver seu filho abandonar Nazaré, depois de Seu batismo “recebeu nova luz e força para a peregrinação da fé”. O Papa disse que o batismo no Jordão representa para a Igreja “o primeiro mistério da luz” e como tal deve iluminar o caminho para “todos os cristãos”.

O Pontífice, de 83 anos, aparentou hoje bom aspecto e se mostrou sorridente ao dirigir-se aos fiéis da janela de seu apartamento privado no Vaticano. Entre os fiéis, havia um grupo de peregrinos da Ucrânia aos quais o Papa cumprimentou em seu idioma.

Dentro da diminuição de suas atividades públicas para evitar que João Paulo II enfrente um cansaço excessivo, este ano foi suprimida a cerimônia de ordenações episcopais de 6 de janeiro e a de batismos de recém-nascidos na festividade de hoje na Capela Sixtina, dois ritos até agora sempre cumpridos pelo Papa.