EUA libertam cem prisioneiros iraquianos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 8 de janeiro de 2004 as 10:21, por: CdB

As forças militares dos Estados Unidos libertaram nesta quinta-feira os cem primeiros prisioneiros iraquianos. Segundo informações do Exército americano, os 506 prisioneiros anistiados serão libertados em cinco grupos de cem pessoas.

De acordo com os EUA, há 9.000 iraquianos presos, mas organizações humanitárias estimam 20 mil.

A libertação do primeiro grupo ocorreu nesta quinta-feira por volta das 8h30 (horário de Brasília). Os prisioneiros foram retirados da prisão em vários furgões. Segundo as tropas americanas, os prisioneiros libertados foram transferidos à cidade de Abu Ghreib, mas terão de buscar meios próprios para voltara as suas casas.

Vários familiares se aglomeraram na porta da prisão reclamando sobre maus tratos e torturas contra os detidos, no momento em que os prisioneiros se preparavam para deixar o local. Alguns prisioneiros capturados há poucos dias também disseram ter recebido maus tratos por parte dos soldados americanos.

Ontem o administrador americano do Iraque, Paul Bremer, anunciou anistia para um grupo de 506 prisioneiros, mas com condições. Nenhum dos libertados pode estar envolvido em ataques contra a coalizão anglo-americana que ocupa o Iraque.

Para receber a anistia, os detidos têm de estar isentos de envolvimento em casos de morte de pessoas, não podem ter pertencido ao partido Baath [de Saddam Hussein], devem expressar sua renúncia à violência, ter sua conduta avaliada por um líder local e colaborar, se preciso, em caso de uma nova detenção.