Canadá não é excluído da reconstrução do Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 12 de dezembro de 2003 as 04:47, por: CdB

O primeiro-ministro canadense em final de mandato, Jean Chrétien, disse que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, garantiu a ele que as empresas do Canadá não serão excluídas da reconstrução do Iraque.

– Pela manhã, tive uma conversa com o presidente Bush. Ele me desejou boa sorte e me agradeceu os esforços do Canadá no Afeganistão e o apoio no Iraque – declarou Chrétien, que conclui seu mandato à frente do governo canadense.

– Bush disse que não são corretas as matérias da imprensa sobre a exclusão do Canadá na reconstrução do Iraque – frisou.

Mais tarde, porém, um funcionário canadense que pediu para não ser identificado afirmou que Bush não ofereceu abrir os ‘principais contratos’ aos interessados canadenses.

De acordo com a fonte, Bush simplesmente reafirmou que as empresas principais eram livres para terceirizar trabalhos com companhias de qualquer país, inclusive os que não participaram da invasão ao Iraque.

O embaixador norte-americano no Canadá, Paul Celluci, garantiu, por sua vez, a um grupo de empresários em Vancouver (oeste) que o presidente Bush ‘vai trabalhar’ para permitir que as firmas canadenses tenham acesso às licitações.

– O Canadá foi bastante generoso com 300 milhões de dólares (canadenses) em apoio para a reconstrução e reabilitação do Iraque – destacou.

Bush defendeu sua decisão de limitar a quantidade de países com participação nestes contratos, ressaltando que os benefícios devem ser para os países cujos soldados ‘arriscam suas vidas’ no local.