Famílias de sem-teto fazem novo protesto em São Paulo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 4 de setembro de 2003 as 04:57, por: CdB

As famílias de sem teto de Heliópolis-Sacomã, na Zona Sul de São Paulo, voltaram a protestar na noite da última quarta-feira, menos de 24 horas depois do confronto entre moradores e policiais militares, que transformou a região numa praça de guerra na noite da última terça-feira.
 
Novamente os moradores queimaram pneus, madeira e colocaram entulho nas proximidades dos três prédios e do terreno do conjunto habitacional, ocupados pelas famílias. Isso dificultou o acesso de carros de polícia e bombeiro ao local e mais uma vez prejudicou o trânsito nas proximidades.
 
A área é cercada por duas avenidas que ligam as zonas Leste e Sul de São Paulo com o ABC Paulista, fazendo limite com o município de São Caetano do Sul. 

Ao contrário do primeiro protesto, no entanto, a movimentação foi pacífica. Segundo a Polícia Militar e a direção do movimento não houve confronto. Mesmo assim, os carros da Polícia Militar e dos Bombeiros cercaram a área para dispersar os manifestantes.Nesta terça-feira, moradores e policais entraram em confronto. Oito policiais militares, dois bombeiros e vários moradores foram feridos.
 
Um morador foi baleado, mas não corre risco de vida. Carros dos bombeiros e da Polícia Militar foram depredados e um carro da Companhia de Engenharia de Tráfego, a CET, foi virado e incendiado.

De acordo com o movimento, 370 famílias ocupam o terreno e três prédios da Cohab desde o dia 9 de junho. As famílias receberam notificação judicial e devem deixar a área até o dia 22 deste mês. Alguns moradores já ergueram casas de alvenaria no terreno.