Insetos são utilizados no controle de pragas pela USP

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 11 de agosto de 2003 as 23:03, por: CdB

Vespas e joaninhas estão sendo utilizadas para fazer o controle biológico de pragas que atingem as lavouras de cana-de-açúcar, milho, algodão e hortaliças. As técnicas de criação dos insetos foram aperfeiçoadas por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, em Piracicaba.

A partir de um projeto de pesquisa e com apoio da Fapesp, os cientistas criaram uma empresa para permitir o acesso do método aos produtores rurais. Uma pequena vespa da espécie Cotesia flavipes é utilizada no controle da broca da cana-de-açúcar.

O professor José Roberto Postali Parra, diretor da Esalq, que orientou a pesquisa, explica que a broca causa “podridão vermelha” na cana, que provoca inversão da sacarose e diminui o rendimento industrial na produção de álcool.

O uso de joaninhas como predadoras para controle biológico também está em estudos. A empresa Bug Agentes Biológicos, criada por mestrandos e professores por meio do programa da Fapesp para pequenas empresas, auxilia nas pesquisas.