Lula em Portugal em meio a tensão de brasileiros

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 10 de julho de 2003 as 09:54, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou quarta-feira a Portugal em meio a uma forte tensão na comunidade brasileira devido a problemas envolvendo ilegalidade e discriminação. Pelo menos 10 mil brasileiros que vivem no país em situação ilegal em Portugal aguardam a assinatura de um memorando de entendimento com o Brasil para regularizar a situação dos imigrantes.

 

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reafirmou que o fato de esta ser a primeira visita de Estado de Lula – que envolve ritos diplomáticos mais sofisticados do que reuniões de trabalho, como a que ele teve com seu colega norte-americano, George W. Bush, no mês passado – mostra a importância que o Brasil dá às relações bilaterais com Portugal.

 

– Portugal é um aliado natural nas negociações com a União Européia, pelo menos do ponto de vista político – lembrou Amorim.

 

Lula chegou ao Hotel Ritz acompanhado da primeira-dama, Marisa, e cumprimentou membros do corpo diplomático brasileiro em Portugal, que o aguardavam junto com alguns poucos militantes do PT. Para esses, autografou a bandeira do partido. Sobre os problemas enfrentados pelos brasileiros, o Itamaraty informou que existe a expectativa da assinatura de acordos que minimizem a situação.

 

Manuel Pereira de Andrade, do núcleo do PT em Portugal, disse que o assunto será um dos temas a serem discutidos no sábado com o presidente Lula – com quem, disse, o tratamento deve ser de “companheiro” e não de “patrão e empregado”. Nas eleições presidenciais do ano passado, Lula obteve 53,8% dos votos em Portugal no 1° turno e 63,5% no 2º.

 

Dois médicos brasileiros -Maurício Milet e José Barros de Brito – iniciaram uma greve de fome nesta quarta-feira, na sede da embaixada brasileira em Lisboa, para protestar contra discriminações trabalhistas. Ontem Lula se encontrou com o presidente português Jorge Sampaio, de quem recebeu honras militares.