Rio debate ações contra a fome

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 9 de julho de 2003 as 11:54, por: CdB

O Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) promovem, no dia 15 de julho, às 14h30, no auditório da sede da Federação,  o seminário ‘Empresas, Responsabilidade Social e Combate à Fome’.

Participam do evento o assessor da Presidência da República, Frei Betto, o presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouveia e o diretor do IBASE e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Francisco Menezes. O objetivo do encontro é a apresentação e o debate de práticas de responsabilidade social voltadas para o combate à fome.

Mapa do desenvolvimento rural

A secretaria de Desenvolvimento Territorial, ligada ao ministério do Desenvolvimento Agrário, fará um mapeamento das iniciativas em Desenvolvimento Territorial. O estudo será realizado nos próximos quatro meses e conta com a colaboração do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, Secretaria de Agricultura Familiar e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.


O mapeamento tem como objetivo identificar as entidades que promovem iniciativas em Desenvolvimento Territorial e desejem participar da Rede Cooperativa, do Observatório do Desenvolvimento Territorial. O Observatório abrange grupos e organizações dos territórios rurais, prestadores de serviços públicos, instituições que implementam programas nacionais e regionais, e representações da sociedade civil.

A Rede Cooperativa busca fortalecer o intercâmbio e transferência de experiências entre territórios rurais; apoiar a execução, monitoramento e avaliação de projetos de desenvolvimento territorial sustentável; estimular e assistir às atividades de cooperação entre os territórios rurais; fomentar as informações concernentes ao desenvolvimento rural sustentável.

Paraná lança Fome Zero

O Governo do Estado do Paraná lança nesta quarta-feira, em Curitiba, o Fome Zero. O ministro de Segurança Alimentar, José Graziano, o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann e o governador Roberto Requião participam do evento.


O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) será instalado nesta cerimônia. Roberto Requião irá assinar o decreto e indicar os representantes do governo para o Conselho. No decreto consta o prazo de 2 meses para que as entidades da sociedade civil indiquem seus representantes, que sairão do Fórum de entidades não governamentais do estado.


O Fome Zero Paraná já está com algumas ações em andamento. A principal é o Programa Leite para as Crianças do Paraná, que já está implantado em 33 municípios e até o final do ano deve chegar a 100. Até 2006, todas as cidades devem estar participando do Programa do leite.


Este programa tem duas linhas principais de atuação: apoio ao pequeno produtor leiteiro, através de assistência técnica e um programa de compra, via CEASA, com prioridade para mini-usinas que captam leite de produtores locais; e a distribuição para atendimento emergencial às crianças carentes do Estado.

Ministra apresenta programas na Itália

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vai à I