Casa Branca admite erro em acusações contra Iraque

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 8 de julho de 2003 as 11:57, por: CdB

O governo dos Estados Unidos reconheceu ontem pela primeira vez que foi equivocada a acusação feita pelo presidente do país, George W. Bush, em janeiro, de que o Iraque havia tentado comprar urânio da África. Uma autoridade da Casa Branca afirmou nesta terça-feira em um comunicado que “sabendo o que sabemos agora, a referência à tentativa do Iraque de adquirir urânio da África não deveria ter sido incluída no discurso do Estado da União”.

Segundo o jornal Washington Post, o comunicado apareceu como resposta a perguntas sobre o relatório de uma comissão parlamentar de inquérito da Grã-Bretanha, que levantou dúvidas a respeito da credibilidade de informações de serviços de inteligência britânicos citadas por Bush em seu discurso de 28 de janeiro.

Atualmente há um debate nos EUA e na Grã-Bretanha sobre as acusações de que os governos norte-americano e britânico adulteraram informações sobre as supostas armas de destruição em massa do Iraque a fim de ganhar apoio na guerra contra o país árabe.

Até agora, mais de três meses depois da queda do governo iraquiano, nenhum sinal dessas armas foi encontrado no território ocupado.