Premiê iraquiano pede reforma ministerial

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 12 de novembro de 2006 as 12:06, por: CdB

O primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, disse que deseja fazer uma reforma ministerial “completa”. Um comunicado divulgado pelo governo diz que “o primeiro-ministro pediu uma reforma ministerial em função da atual situação” no país.

O pedido teria sido feito em uma sessão parlamentar fechada.

Maliki, que assumiu o cargo há seis meses, já havia comentado a possibilidade de mudar vários ministros, mas membros da coalizão do governo teriam sido contrários à medida.

O atual governo, formado por uma coalizão liderada por partidos xiitas e curdos, tem sido criticado por não estar conseguindo conter a onda de violência no país.

Exército

Em recente entrevista à BBC, o primeiro-ministro iraquiano disse que dentro de alguns meses o Exército do Iraque estará pronto para assumir o papel principal no combate à insurgência que existe no país.

Ao avaliar a ocupação do Iraque por tropas americanas e britânicas, o primeiro-ministro revelou uma postura crítica.

– Quando as forças de Estados Unidos e Grã-Bretanha se preparavam para entrar no Iraque, pensávamos que teriam uma compreensão clara do Iraque, do ponto de vista social, político e da segurança – disse Maliki.

– Mas não houve um planejamento adequado para o período após a mudança de regime. Os líderes em campo não tinham conhecimento sobre a situação no Iraque – acrescentou o primeiro-ministro.

Os comentários de Maliki representam uma das mais claras críticas de um líder iraquiano à ocupação do país e refletem a frustração de autoridades locais.