Bancários e diretores de bancos selam acordo coletivo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 18 de outubro de 2006 as 18:38, por: CdB

Representantes de 17 sindicatos e federações ligados à Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e dos bancos assinaram no final da tarde desta quarta-feira, a convenção coletiva nacional e o acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos bancários.

Em uma cerimônia rápida, de cerca de 30 minutos, na sede da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), no Centro de São Paulo, bancários e diretores de bancos finalizaram um processo de negociação de dois meses. A minuta de reivindicação salarial foi entregue pelo sindicato aos bancos em 10 de agosto.

– Os trabalhadores sabem que poderiam ter ganhado mais devido ao lucro dos bancos. Acho que é um bom acordo, mas é necessário que nos próximos anos avancemos mais ainda -, diz Vagner Freitas, presidente da Contraf.

Ainda segundo Freitas, a Contraf irá lutar para, nos próximos anos, fazer uma convenção coletiva que unifique todos os trabalhadores do ramo financeiro.

Para o presidente do Sindicado dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino, no próximo ano, os bancários deverão investir em outras formas de ampliar a remuneração.

– O índice da inflação está muito baixo e a previsão é de que no próximo ano será ainda menor. Nosso desafio para ampliar o valor da renda do trabalhador será investir na negociação de plano de cargos e carreiras, promoções internas e aumento da comissão de função -, disse.

Essa foi a primeira vez que o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal participaram do acordo de convenção coletiva.