Vaticano abre à visitação sítio fúnebre da era romana

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 10 de outubro de 2006 as 16:21, por: CdB

Uma das mais bem preservadas necrópoles do mundo, descoberta há três anos no estacionamento do Vaticano, foi aberta à visitação na segunda-feira. A descoberta aconteceu quando operários que abriam caminho para uma nova garagem para resolver a questão do estacionamento do Vaticano.

– Encontramos o tipo de coisas que normalmente estão perdidas em escavações em Roma -, disse Giandomenico Spinola, diretor dos trabalhos de escavação e restauração.

Uma das novidades da necróples, situada ao longo do que era a antiga Via Triumphalis que os guerreiros romanos usavam quando voltavam da campanhas, é o fato de oferecer uma mistura de sítios funerários tanto para romanos ricos quanto para os de classe média.

As escavações encontraram cerca de 40 mausoléus e 200 tumbas individuais arranjados em níveis múltiplos, a maioria bem preservada e datando de um período entre o fim do primeiro século antes de Cristo e o século IV.

Um deslizamento de terra no fim do século II ajudou a cobrir o sítio e a preservá-lo. Um mosaico mostra o deus do vinho, Dionísio, devidamente embriagado. O mosaico foi restaurado pelo laboratório de restauração dos Museus do Vaticano e colocado em seu local original. Alguns dos esqueletos encontrados ainda estão meio enterrados, tornando a visita um tanto assustadora.