Ciro Gomes apoia ultradireita, no Ceará, que empata com petista

Arquivado em: Política, Últimas Notícias
Publicado terça-feira, 15 de outubro de 2024 as 20:41, por: CdB

Foram ouvidas 1 mil pessoas entre os dias 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Por Redação – de Fortaleza

A primeira pesquisa Real Time Big Data sobre o segundo turno das eleições municipais de Fortaleza, no Ceará, mostra que Evandro Leitão (PT) e André Fernandes estão empatados. Os dois candidatos aparecem com 45% das intenções de voto. 6% dos entrevistados responderam que vão votar branco/nulo e 4% não sabem ou não responderam.

Ciro Gomes
Ciro Gomes agora apoia a extrema direita neofascista, mesmo estando no PDT

Foram ouvidas 1 mil pessoas entre os dias 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, contratada pela Record, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Bolsonarista

O empate entre as forças neofascistas e da centro-esquerda, ao contrário do que se imaginava em um passado distante, levou o PDT, liderado por Ciro Gomes, a uma rachadura importante. Metade da legenda segue o líder e vota no bolsonarista, e a outra metade ficou com o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A direção estadual do partido decidiu, institucionalmente, pela neutralidade. Essa polarização espelha o cenário nacional, onde o embate entre Lula e Jair Bolsonaro ainda reverbera com força.

Ciro Gomes, um dos principais líderes do PDT nacional, já deixou claro que não apoiará o PT, repetindo a decisão de 2018, quando se manteve neutro no segundo turno entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro.

— Não serei puxadinho do PT — afirmou à época o presidenciável derrotado, reforçando o distanciamento que mantém da centro-esquerda, mesmo com a aliança formal que existe entre as duas siglas, no cenário nacional.

 

Divisão

Enquanto o PDT oficialmente mantém a neutralidade, o partido está longe de estar unificado. Seis dos oito vereadores eleitos pelo PDT em Fortaleza declararam apoio a André Fernandes, enquanto apenas um optou por endossar Leitão. O ex-prefeito da capital, Roberto Cláudio, figura histórica do PDT, também se posicionou a favor do candidato bolsonarista, publicando nas redes sociais que o PT representa uma “fórmula que já deu errado” para a cidade.

Em contrapartida, o presidente interino do PDT, André Figueiredo, anunciou apoio ao candidato petista, ao afirmar que os ideais de Leonel Brizola, fundador do partido, devem ser defendidos ao lado daqueles que lutam pela democracia.

— Os verdadeiros trabalhistas jamais se alinharão ao bolsonarismo — concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *