‘Ritos’, exposição de Patricia Guerreiro, acontece na Galeria g o z t o, no Rio

Arquivado em: Cultura, Destaque do Dia, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 11 de outubro de 2023 as 11:40, por: CdB

Galeria g o z t o, voltada para o design e em seu encontro com a arte, abre exposição “Ritos”, a partir do dia 19 de outubro. A mostra e venda traz obras exclusivas da artista feitas para a galeria em Raku, técnica milenar japonesa.

Por Redação – do Rio de Janeiro

A artista visual Patricia Guerreiro comemora 15 anos de seu trabalho em cerâmica com a exposição Ritos, na Galeria g o z t o, no Largo do Boticário (Cosme Velho, Rio de Janeiro), a partir do dia 19 de outubro.

Artista visual Patricia Guerreiro, foto de João Penoni

A mostra e venda traz obras exclusivas da artista feitas para a galeria em Raku, técnica milenar japonesa. Patricia  acaba de expor seu trabalho em arame farpado na SP Arte / Rotas Brasileiras, através da galeria Luciana Caravello.

O pedido para que as peças fossem em cerâmica partiu do galerista Sergio Zobaran, que admira a versatilidade da artista:  “A tangência entre o autoral e funcional de Patricia Guerreiro e a nossa Galeria g o z t o é total. Se a artista faz da arte o design em sua série exclusiva para nós, nela encontramos o design que é pura arte”, analisa Zobaran.

As obras de Patrícia são levadas a um forno de 900 graus e retiradas incandescentes. Para a artista visual, ao final, quem faz a arte na verdade é o fogo. “Enquanto o fogo está ali deixando a sua marca, eu como artista sou uma mera espectadora, não tenho como intervir mais… A obra é dele, eu entrego esta peça, a minha cria, ao fogo. O que me encanta no Raku é esta força da natureza, onde eu não posso gerar muitas expectativas. Eu vou até um certo momento, a peça pode explodir, pode queimar além do que eu gostaria. Seria uma entrega à imperfeição? Não sei, mas é minha entrega enquanto artista”, afirma Patricia.

g o z t o, a galeria de design do Rio

Fundada há um ano e meio no Beco do Boticário, 1,  a galeria ocupa o porão de uma casa tombada de 1840, que abrigou o ateliê do artista plástico Augusto Rodrigues por 30 anos no final do século XX. Voltada para o design e em seu encontro com a arte, a  g o z t o  tem exposições temporárias, e apresenta em seu acervo aberto, de forma permanente, obras de 15 artistas, de designers de jóias autorais a ceramistas e pintores.

Serviço:

Ritos – Patricia Guerreiro 

A exposição traz peças exclusivas da artista visual Patricia Guerreiro em design/arte feitas pela técnica japonesa Raku.

Galeria g o z t o

Beco do Boticário, 1. Cosme Velho

Vernissage: dia 19 – 18h às 21h  

Visitação: 20/10 a 25/11/23

Horário: terça a sábado – 14h às 19h 

Conheça o trabalho de Patricia Guerreiro

Instagram Patricia Guerreiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *