Vereadora aliada ao prefeito foge dos impostos no Rio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 11 de maio de 2006 as 11:45, por: CdB

Vereadora no Rio de Janeiro, a jornalista Andrea Gouvea Vieira (PSDB) é também responsável pela empresa que leva suas iniciais, a AGV Comunicação LTDA. A sede da firma, no entanto, está situada a mais de 100 km do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, Centro da cidade. Embora pertença à legenda que integra a base governista do prefeito Cesar Maia (PFL), Andrea Vieira fez a mesma opção que várias outras empresas adotam para fugir aos altos impostos cobrados pela administração da capital do Estado. A denúncia foi publicada na página do Centro Independente de Mídia, na internet. “A empresa dela não opera em Rio Bonito, mas ela inventou essa sede pois lá o imposto sobre serviços, ISS é menor do que no Rio de Janeiro”, aponta o autor da denúncia, o jornalista Carlos Sanches.

– No endereço constante do CNPJ, certamente a AGV Comunicação jamais teve sua sede de fato. É o que toda a vizinhança daquele endereço alega. Ali no número 159 da bucólica Rua Major Ferreira, em Rio Bonito, existe um sobrado residencial e em sua parte térrea um Bar de nome: Mandi’s Bar. Isso é um fato muito grave, pois trata-se de uma vereadora da cidade do Rio, que ao invés de defender os interesse da cidade, busca artimanhas fiscais, para não pagar impostos na cidade do Rio de Janeiro. Com que moral essa vereadora poderá cobrar alguma coisa do poder público, se não dá o exemplo e tira recursos da cidade que a elegeu, para dar para outras? – questionou.

A resposta

Ao Correio do Brasil, a vereadora confirmou a existência da empresa e que ela é a proprietária, de fato, da firma localizada no endereço do Mandi’s Bar, em Rio Bonito.

– O fato de ter uma empresa não é crime – defende-se a vereadora.

Ela disse também, por telefone, que a empresa nunca operou de fato, embora exista desde 2003.

Ao Centro Independente de Mídia, a vereadora enviou uma resposta por escrito, que segue na íntegra:

“Recebi de amigos hoje copia de um site em que uma pessoa de nome Carlos Sanches levanta suspeitas sobre uma empresa da qual sou a sócia.
Como vi manifestação sua, tomo a liberdade de lhe esclarecer que esta empresa jamais emitiu nota fiscal, nunca teve contratos com quem quer que seja, da área privada ou da área pública ou governamental, simplesmente é uma empresa em estado vegetativo, sem faturamento e que, portanto, não recolhe imposto nem no Rio de Janeiro, nem em Rio Bonito, nem em lugar
algum.

“Ela só existe porque é mais dificil fechá-la do que deixá-la vegetando.

“É claro que, como pessoa pública que sou, tenho sim que dar satisfações a todas as dúvidas que possam existir. Mas mesmo que esta empresa estivesse
funcionando, o fato de pagar ISS em Rio Bonito e prestar serviços no município do Rio, condenável , em nada se assemelha ao caso das ONGs do Sr Garotinho . Quem faz esta comparação, realmente, nada entende de
administração ou tem uma agenda oculta, a serviço de interesses que não revela.

“A Policia e a Receita estão convidadas a investigar. E devem fazê-lo. A declaração anual da empresa é feita sob a rubrica de inativa.

“De qualquer maneira, fico satisfeita com a preocupação do Sr Sanches. Devo estar atuando de forma a estar incomodando alguém. Se for este o meu pecado único, que bom, fico com a consciência tranqüila.

“Estou copiando o e-mail do Sr Sanches no meu site.

“Obrigada

“Andrea Gouvêa Vieira “