306 pessoas morrem de pneumonia em El Salvador

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 2 de agosto de 2003 as 15:54, por: CdB

O Ministério da Saúde de El Salvador confirmou neste sábado a morte de duas meninas por pneumonia esta semana, elevando para 306 as vítimas fatais da doença este ano.

Um porta-voz do Ministério da Saúde disse que o último falecimento foi em 31 de julho no hospital Benjamín Bloom de San Salvador e que a vítima foi uma menina de três meses que procedia do departamento central da Paz.

Um dia antes, outra menina de um ano, procedente do departamento de San Vicente, também na zona central do país, morreu no mesmo centro hospitalar.

A fonte disse que os casos de pneumonia em 2003 alcançam cerca de 55 mil, a maioria crianças menores de cinco anos e adultos maiores de 60 anos, idades que correspondem também às pessoas mortas.

O Ministério da Saúde decretou em 23 de julho passado o ‘alerta vermelha’ ante a epidemia de pneumonia para reforçar o pessoal e ampliar os horários de atendimento nos hospitais públicos.

Por sua vez, a Assembléia Legislativa decretou dois dias depois Estado de Calamidade Pública pela pneumonia para facilitar ao Executivo a concessão de fundos extraordinários ao Ministério da Saúde para o combate da doença.

A fonte disse que os planos de erradicação da epidemia serão mantidos apesar da renúncia do ministro da Saúde, Francisco López Beltrán, que foi anunciada por ele mesmo ontem.