“2 Filhos de Francisco” lidera bilheterias pela 7ª semana seguida

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 4 de outubro de 2005 as 15:29, por: CdB

Nem mesmo o blockbuster A Feiticeira, estrelado por Nicole Kidman, que estreou neste fim de semana no país, desbancou o longa nacional 2 Filhos de Francisco da liderança do ranking das bilheterias.

Segundo a empresa especializada, Filmeb, o longa-metragem de Breno Silveira, há sete semanas em cartaz, levou 290 mil aos cinemas entre sexta-feira e domingo. Até agora, 2 Filhos de Francisco já foi visto por 3,6 milhões de espectadores.

O número faz do filme o segundo brasileiro mais visto até hoje, tomando o lugar de Cidade de Deus, em 2002, de Fernando Meirelles, que teve 3,3 milhões de espectadores.

Pela nova geração do cinema brasileiro, Carandiru, de 2003, assiando por de Hector Babenco, é o líder de espectadores e bilheteria, respectivamente 4,693 milhões e R$ 29,6 milhões. Só no primeiro fim de semana em cartaz, ele levou às salas 469.986.

O filme nacional mais visto em toda a história do cinema brasileiro é Dona Flor e Seus Dois Maridos, com Sonia Braga, dirigido por Bruno Barreto. O filme é baseado em um romance homônimo de Jorge Amado. Lançado em 1976, levou 10,75 milhões de espectadores aos cinemas.

2 Filhos de Francisco, que conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, foi escolhido pelo Ministério da Cultura como o representante do Brasil para tentar uma das cinco vagas na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro.

Doze longas-metragens nacionais foram inscritos para concorrer à indicação.

Agora, a Academia norte-americana vai decidir quais as cinco produções de todo o mundo que concorrerão ao prêmio da categoria.

A lista final dos concorrentes sai no dia 31 de janeiro do próximo ano. A festa de premiação acontece no mês de março, em Los Angeles.