17 paramilitares são mortos pelo Exército na Colômbia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 13 de outubro de 2003 as 01:32, por: CdB

Pelo menos 17 paramilitares de extrema direita foram mortos no último domingo pelo Exército durante intensos combates no departamento colombiano de Casanare (Leste), rico em petróleo, informou uma fonte do Exército, acrescentando que uma menor também morreu durante os confrontos.

O general Luis Fabio García, comandante da Décima Sexta Brigada – com sede na cidade de Yopal (365 km ao Leste de Bogotá), a capital de Casanare – disse que os 17 guerrilheiros mortos pertenciam ao denominado bloco dos centauros da Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), que atua nesta região.

– Foi registrada a baixa de 17 membros deste grupo ilegal, que faziam parte do bloco dos centauros, sob comando de ‘Miguel Arroyave’ – declarou García aos jornalistas.

O chefe militar informou que os combates aconteceram em uma região rural conhecia como Sitio Nuevo, a 30 km de Yopal, e que uma menina de 10 anos morreu no fogo cruzado.

– Lamentavelmente a ação destes criminosos tirou a vida de uma criança que nada tinha a ver com o conflito e que se escondia com a família em casa – acrescentou.

Também foram realizadas operações para desmantelar as AUC no departamento de Caquetá (sul), onde a Polícia prendeu 25 suspeitos de apoiar e financiar o grupo paramilitar nesta região.

O comandante da operação, general Luis Alfredo Rodríguez, afirmou que entre os 25 presos estão cinco ex-membros da Polícia, um deles um ex-capitão, três ex-investigadores da Procuradoria Geral e o Administrador do Aeroporto de Florencia, capital de Caquetá.

As AUC anunciaram em julho sua intenção de negociar a paz com o governo do presidente Alvaro Uribe, em um processo em que 13 mil combatentes devem ser desmobilizados até 2005.

O acordo prevê concentrar os paramilitares em regiões sob controle da forças públicas para cumprir com o processo de desarmamento, assim como programas de reintegração à vida civil.