Rio de Janeiro, 29 de Junho de 2025

Tsunami atinge Nova Zelândia após fortes terremotos

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região central da Nova Zelândia logo após a meia-noite pelo horário local (9:02 deste domingo pelo horário de Brasília) disse o Serviço Geológico

Domingo, 13 de Novembro de 2016 às 10:18, por: CdB

A Defesa Civil da Nova Zelândia emitiu um alerta de tsunami, com possibilidade de ondas destrutivas, aconselhando moradores na costa leste de South Island a buscar abrigo em áreas mais altas

Por Redação, com Reuters - de Wellington:

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região central da Nova Zelândia logo após a meia-noite pelo horário local (9:02 deste domingo pelo horário de Brasília) disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos, gerando um tsunami na costa nordeste de South Island.

terremoto.jpg
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região central da Nova Zelândia

A Defesa Civil da Nova Zelândia emitiu um alerta de tsunami. Com possibilidade de ondas destrutivas, aconselhando moradores na costa leste de South Island a buscar abrigo em áreas mais altas.

A sismologista Anna Kaiser, do GNS Science, disse que um sinal de onda de até um metro foi registrado na região de North Canterbury, em South Island.

– Isso é razoavelmente significativo, portanto as pessoas deveriam levar isso a sério – disse ela a uma rádio do país.

Tremor

O tremor ocorreu a 91 quilômetros de Christchurch, a maior cidade de South Island. Em fevereiro de 2011, um terremoto de 6,3 graus na mesma região matou 185 pessoas e causou danos generalizados.

O terremoto foi sentido em boa parte do país.

A Defesa Civil disse que ainda é cedo para avaliar danos e saber se houve feridos ou mortos.

– A casa inteira sacudiu como se fosse uma cobra. Alguns objetos espatifaram-se no chão e a eletricidade foi cortada – disse uma moradora de Takaka, em South Island, em entrevista a uma rádio local.

Uma série de tremores secundários foram registrados em todo o país. Alguns com magnitude 6,1.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo