Tombini prevê crescimento da economia lento e sujeito a sobressaltos nos próximos três anos
4/8/2011 16:35, Por Redação, com ABr - de Brasília

Tombini prevê solavancos à frente
O crescimento da economia global será lento nos próximos dois ou três anos e estará sujeito a sobressaltos, segundo avaliou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em entrevista exclusiva ao canal brasileiro de TV Brasil.
De acordo com Tombini, o Brasil está preparado para enfrentar crises econômicas, com estratégia “ampla e consistente” de moderação do crescimento e de controle da inflação. Ele disse que o mundo superou riscos “muito ruins”, como a possibilidade de calote do governo norte-americano. Mas, lembrou, a economia americana ainda passa por fraca recuperação diante da crise financeira internacional de 2008, o que tem levado à queda do dólar no mundo. Segundo a avaliação do presidente do BC, isso faz com que os países procurem se proteger.
Tombini destacou que o governo brasileiro tem adotado medidas para evitar que fluxos de capitais entrem com intensidade “muito forte e prejudiquem o combate à inflação, levantem problemas de estabilidade financeira quando houver reversão lá na frente”.
– Temos procurado agir para que a economia brasileira fique protegida e não tenhamos impacto muito forte desse processo de enfraquecimento do dólar – disse.
O presidente do BC também destacou a situação da economia europeia, considerada por ele “complexa”. Segundo Tombini, a superação da crise da dívida soberana da Europa levará anos, apesar de medidas adotadas para que a situação não se agravasse.
A entrevista do presidente do BC à TV Brasil foi ao ar nesta quinta-feira, no telejornal Repórter Brasil, às 21h.
Matérias Relacionadas:
- Em três anos, todos os brasileiros estarão nas redes sociais?
- Ban Ki-moon visitará Colômbia, Argentina, Uruguai e Brasil nos próximos dias
- Inflação é problema do mundo inteiro, diz Tombini
- Controle da inflação é principal desafio do Banco Central, diz Tombini
- Furnas prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões este ano

Essas profecias é que me apavoram! Como afirmar que nos próximos 3 anos a coisa vai andar que nem tartaruga! Ele tem é que parar de valorizar por demais os papeis brasileiros evitando a entrada de tantos doláres no país. Os juros altos com a ideia de frear o consumo é ridícula. Entra anos e sai anos e a ideia é sempre a mesma. Juros altos descapitalizam e empobrece os menos previlegiados. Ainda dizem que estamos melhorando, como? Me expliquem, cada vez mais compro menos.
Pelo que eu entendi ,o presidente do Banco Central está falando da economia mundial, e como a economia americana e européia estão em declínio, a economia mundial realmente deverá andar em ritmo lento, e esperamos que isto afete o mínimo possível a economia brasileira, mas é claro que afetará, pois a economia brasileira está inserida no mundo.
Quando o governo diz que tem procurado agir surge uma preocupação ainda maior, pois dá a imprensão que ele tenta nos acalmar para suportar o pior….espero estar enganado.