SP: taxistas protestam contra consulta pública para regulamentar Uber

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 29 de dezembro de 2015 as 12:29, por: CdB

 

A prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira uma consulta pública para avaliar o novo modelo de transporte individual para a cidade

Por Redação, com ABr – de São Paulo:
Taxistas de São Paulo fecharam o Viaduto do Chá, em frente à sede da prefeitura paulistana, na manhã desta terça-feira, em protesto contra um projeto da prefeitura para regulamentar o uso do Uber.
O protesto ocorreu ao mesmo tempo em que a prefeitura chamou uma coletiva para anunciar o lançamento de uma consulta pública para avaliar o modelo de transporte individual para a cidade.
No protesto, os taxistas lançaram muitas bombas para fazer barulho. A reportagem da Agência Brasil abordou vários profissionais durante o protesto, mas nenhum quis falar com a imprensa.
A prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira uma consulta pública para avaliar o novo modelo de transporte individual para a cidade. O texto poderá receber sugestões da população pelo prazo de 30 dias. A consulta pública está disponível no endereço eletrônico.

A prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira uma consulta pública para avaliar o novo modelo de transporte individual para a cidade
A prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira uma consulta pública para avaliar o novo modelo de transporte individual para a cidade

Uso de táxis

Um estudo feito pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) mostrou que a entrada do aplicativo Uber no mercado de transporte público não diminuiu a demanda por serviços de táxi, ao menos via serviços como 99taxis e Easy Taxi. Assim como o Uber, esses serviços funcionam por meio de aplicativos de celular, usados pelos clientes para chamar um motorista onde eles estiverem.
De acordo com o estudo, que comparou o uso do Uber com o dos aplicativos de taxistas, o Uber atende a uma fatia de clientes que não andava de táxi. O Departamento de Estudos Econômicos do Cade analisou cidades onde o Uber já funcionava,  São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, e também em outro grupo de locais onde o Uber não funcionava, como Recife e Porto Alegre.
Dados de ambos os grupos foram comparados e não houve redução do uso de táxis, apesar do advento do Uber. Dados foram coletados entre outubro de 2014 e maio de 2015. “O aplicativo, ao contrário de absorver uma parcela relevante das corridas feitas por táxis, na verdade conquistou majoritariamente novos clientes, que não utilizavam serviços de táxi”, concluiu o estudo.
Para o Cade, houve a criação de um novo mercado, sem prejuízo ao trabalho dos taxistas. “Até o momento, o Uber não ‘usurpou’ parte considerável dos clientes dos taxis, nem comprometeu significativamente o negócio dos taxistas, mas sim gerou uma nova demanda”, explicou o documento.
Para o Cade, a existência dos dois serviços poderá criar uma competição, que beneficiará o consumidor com mais opções para o serviço de transporte. O estudo completo pode ser visto no site do Cade.