SLU inicia a instalação de 12.500 cestos na cidade

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) iniciou a instalação de novos cestos de lixo leve (lixeiras) em Belo Horizonte. Na fase inicial, está sendo contemplada a região Centro-Sul da cidade, com a instalação de aproximadamente 620 cestos dos 12.561 que serão disponibilizados em toda a cidade nos próximos dois anos. Somados aos 10.168 cestos já existentes atualmente, a expectativa é que a cidade tenha, ao fim deste período, um total de 20 mil cestos, uma vez que parte dos equipamentos a serem instalados também será usada para corrigir eventuais depredações. Com isso Belo Horizonte ganhará nos próximos 24 meses cerca de 10 mil pontos de novas lixeiras.

Hoje a região Centro-Sul conta com 4.562 cestos. Dos 621 que estão sendo instalados, 440 são cestos duplos de metal e 135 do modelo em PEAD (plástico). Serão substituídos ainda 46 bojos de metal danificados. Os cestos duplos serão instalados em lugares de maior movimento. Os abrigos e pontos de ônibus também vão ganhar cestos especiais.

Outra novidade é o início do serviço regular de limpeza dos cestos de lixo na cidade. Para isto, a SLU disponibiliza cinco veículos com equipe, que irão limpar frequentemente as lixeiras com desengraxante, detergente, estopa, esponja e água.

De acordo com o superintendente da SLU, Eduardo Hermeto, a instalação de novos equipamentos facilitará a manutenção da limpeza da cidade. “A iniciativa vai complementar o trabalho realizado pela equipe de varrição. Esperamos que a população entenda a iniciativa e preserve esse serviço que Belo Horizonte está ganhando”, diz. Ele alerta sobre o papel da população neste processo. “É extremamente importante a participação da população, evitando a lançamento de lixo nas ruas e a destinação inadequada de entulho e outros resíduos”, diz.