São Torquato promete surpreender na avenida
10/2/2012 17:06, Por Prefeitura de Vila Velha
A Independente de São Torquato, uma das mais tradicionais escolas de samba do Estado, vai homenagear esse ano a carnavalesca Rosa Magalhães. A escola vai ser a primeira a entrar na avenida na noite de sábado (11) com 14 alas, quatro carros alegóricos e 1.000 componentes. A grande pentacampeã do carnaval (1981, 1982, 1983, 1991, 1992) quer o sexto título de sua história e, para isso, promete que, mesmo desfilando com muito luxo, vai utilizar a simplicidade, uma característica de Rosa Magalhães, nos muitos detalhes de fantasias bem trabalhadas, além de belos carros.
O carnavalesco Galileu Santos faz sua estreia na agremiação. Ele é carioca e conta que se apaixonou pela energia da comunidade de São Torquato. “Eu tinha essa ideia de um dia homenagear Rosa Magalhães e recebi esse convite do presidente da escola, o Betinho. A alegria do bairro me contagiou e estou cheio de expectativas para o desfile. Vamos entrar com muito luxo em todas as alas, mas utilizando a simplicidade da carnavalesca Rosa Magalhães. Estamos vivos e fortes”, falou Galileu, que foi aluno da carnavalesca Rosa Magalhães.
“Simplesmente Rosa Magalhães”
Rosa Magalhães, a carnavalesca de grande destaque do carnaval carioca, será o enredo da São Torquato. Com mais de 40 anos de carreira, ela é artista, figurinista e coreógrafa reconhecida internacionalmente. Foi a única brasileira premiada em arte com o Emmy. Ela tem como característica forte a riqueza de detalhes em suas fantasias e alegorias, que podem ser checadas até com uma lupa. Rosa, que cresceu no meio da arte, tem a cultura no sangue. Ela é filha do acadêmico Raimundo Magalhães Júnior e da autora Lúcia Benedetti. É formada em pintura pela escola Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e em cenografia pela Escola de Teatro da Uni-Rio. Rosa já passou pelas escolas Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Beija-Flor, Estácio de Sá e hoje está na Vila Isabel.
Tradição
O G.R.E.S Independentes de São Torquato (GRESIST) surgiu do Bloco Caveira, que foi fundado na década de 50, e passou a desfilar como escola em 1974, adotando oficialmente o nome que hoje conhecemos. A trajetória da agremiação é marcada por belíssimos desfiles. Desde então coleciona títulos e tradição, sendo uma das escolas mais antigas do carnaval capixaba. Em 2011, sob a reedição do enredo Quimeras! a São Torquato terminou em sexto lugar.
INDEPENDETE DE SÃO TORQUATO
Enredo: “Simplesmente Rosa Magalhães”
Fundação: 1974
Cores: Vermelho e branco
Comunidade: São Torquato – Vila Velha
Endereço: Av. Anézio José Simões.
Nº de alas: 14
Nº de componentes: 1.000
Nº de alegorias: 4
Ouça o enredo: “Simplesmente Rosa Magalhães”
SÃO TORQUATO
“Simplesmente Rosa Magalhães”
Compositores: Leley do Cavaco, Renilson Rodrigues e Gustavo Fernando
Intérprete: Ricardinho Oliveira
Mulher
Simplesmente Rosa
A flor mais formosa
Perfume exalando a arte
Desfilou a realeza, toda corte e nobreza
Com luxo em cada detalhe
Enriquecendo a cultura barroca estrutura a Rosa venceu
Abençoada pelo criador nos braços do Redentor
Linda trajetória de amor
Morada da dama em Copacabana são 40 graus de samba no pé
Pela Rua do Ouvidor, no sassarico eu vou
No balanço do jegue, o camelo dançou
E quem quiser vem comigo em busca do tesouro escondido
A terra abençoada de encantos mil
Foi seu Cabral quem descobriu
Na apoteose campeã, foi mais feliz
A Leopoldina se tornou Imperatriz
No tititi do sapoti, seu estandarte
Na avenida dá um show à parte.
A vida se torna um enredo
Meu carnaval que se rende a artista
No PAN do Brasil, o mundo aplaudiu
O dom da sambista
Independentes veio homenagear
Jogando flores para Rosa desfilar
Voa minha águia e mostra a garra
Que a comunidade tem no coração
De asas abertas cobrindo meu manto
O pavilhão vermelho e branco.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Semcult/Semel
Lívia Albernaz
27 3149-7923 / 9800-2020
Matérias Relacionadas:
- São Torquato promete surpreender no carnaval
- Estrada Jerônimo Monteiro será reurbanizada
- Escolas de Samba de Vila Velha estão prontas para brilharem na avenida
- Arco-Íris retorna ao carnaval e promete sacudir a passarela do samba
- Prefeito dá pontapé inicial para início das obras na Estrada Jerônimo Monteiro
