Rio de Janeiro, 09 de Dezembro de 2025

Reações no Twitter ao acordo da Grécia com líderes da zona do euro

Após 17 horas de discussão, os líderes da zona do euro finalmente chegaram a um acordo sobre um terceiro pacote de resgate e um plano de reformas para a Grécia nesta segunda-feira.

Segunda, 13 de Julho de 2015 às 08:46, por: CdB
twitter.jpg
Na rede social, usuários europeus classificam acordo entre líderes da zona do euro para liberar um terceiro pacote de ajuda à Grécia de golpe
  Após 17 horas de discussão, os líderes da zona do euro finalmente chegaram a um acordo sobre um terceiro pacote de resgate e um plano de reformas para a Grécia nesta segunda-feira. Com o acordo, o "Grexit" (saída da Grécia da zona do euro) foi evitado, segundo o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Na Grécia, muitos criticaram os termos do acordo, enquanto outros afirmaram que são necessários para que o país permaneça na zona do euro. Muitos gregos e cidadãos de outros países europeus recorreram às redes sociais para expressar seu descontentamento com o entendimento alcançado. No Twitter, a hashtag #ThisIsACoup (Isto é um golpe) virou tendência, com usuários afirmando que a Grécia está sendo efetivamente privada da soberania fiscal. - A Alemanha está destruindo a Europa novamente - postou o usuário @KostasKaminakis, descrito em seu perfil na rede social como um professor de marketing em Atenas. - Os alemães não conseguiram com tanques e agora estão tentando com bancos. Tentando roubar bens gregos. Os britânicos precisam votar pela saída (da União Europeia) - escreveu o britânico @AllanSkerrat, que diz ser um soldado aposentado e apartidário e ex-professor. O economista Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel, comentou a hashtag num artigo de opinião publicado no The New York Times. "A hashtag #ThisIsACoup está exatamente certa. Isso vai além da rigidez, é vingança pura, completa destruição da soberania nacional e nenhuma esperança de alívio", escreveu. Outra hashtag que ganhou popularidade após a notícia do acordo sobre um terceiro pacote de ajuda a Atenas foi #agreekment (mistura das palavras greek e agreement – grego e acordo, em inglês). Usando a hashtag, o holandês @KajLeers criticou o fato de a Alemanha ser vista como vilã. "Um pouco fácil demais culpar a Alemanha por tudo isso: Finlândia, Eslováquia, Holanda e Áustria também se mantiveram duras na queda", escreveu o especialista em comunicação e estratégia política. O usuário @GeorgKleine, da Alemanha, que se define como um fanático por justiça, viu o #agreekment como algo positivo. "Ninguém ganhou, e ninguém perdeu, o que é um grande passo à frente, já que parecia que todo mundo sairia perdendo no final."
Tags:
Edições digital e impressa