Próximas eleições terão mais vagas para vereadores


Nas eleições municipais de 2012, serão eleitos 10,4% mais vereadores que em 2008

Nas eleições municipais de 2012, serão eleitos 10,4% mais vereadores que em 2008. O aumento no número de vagas nas câmaras de Vereadores se deve à Emenda Constitucional 58, aprovada pelo Congresso Nacional, e que resultou em 5.390 novas cadeiras nos legislativos municipais.

A emenda modificou a fórmula de cálculo da quantidade de vagas nos legislativos municipais e estabeleceu que, agora, elas variam de nove cadeiras para cidades com até 15 mil habitantes até 55 cadeiras para municípios com mais de 8 milhões de pessoas. Pelo novo cálculo, apenas cinco municípios tiveram reduzido o número de vereadores que serão eleitos, enquanto 1.695 aumentaram o número de cadeiras. De acordo com o Censo 2010, o país tem 5.564 municípios.

Proporcionalmente, os estados com municípios que mais criaram vagas foram o Pará (24,5%), Ceará (23,8%) e Maranhão (18,6%). Já os municípios do Tocantins foram os que menos criaram vagas, com aumento de apenas 2,7%.

De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), disputam as 57.434 vagas de vereador, em todo o país, 432.867 candidatos. As mulheres ainda são minoria entre eles, somando 31,5% das candidaturas. Ao todo, 296.810 homens disputam as câmaras municipais, enquanto 136.057 mulheres são candidatas.

O partido que mais tem mulheres disputando uma vaga em câmaras de vereadores é o PSTU, com 42%. O PCO, com 38,5%; o PCB, com 27,1%; e o PSD, com 29,9% são os que têm menos mulheres concorrendo. Os dois últimos partidos não estão atendendo às obrigações da legislação eleitoral, que estabelece cotas mínimas de 30% para um dos sexos.

Em números absolutos, São Paulo é o estado com mais candidatos a vereadores: são 75.160 ao todo. Minas Gerais segue em segundo lugar com 67.865. Já Roraima é o estado com menos candidatos em seus municípios, com 1.508 pessoas concorrendo às câmaras municipais nas eleições que ocorrerão em 7 de outubro.

Comentários

  1. OU SEJA: O RALO DO DINHEIRO PÚBLICO VAI CRESCER. VEREADOR NÃO SERVE PARA NADA. ELEITOR: FAÇA UM FAVOR PARA SI E PARA A NAÇÃO: VOTE NULO.

  2. Agora que devemos fiscalizar,mais e mais ainda!!!!!!
    Gente, vamos instaurar esta cultura de zelar pelo nosso tão suado dinheiro. A net tá aí à nossa disposição, tudo grátis, bem, para os que disponibiliza desta facilidade.
    Não comentamos tanto sobre “Luíza que está no Canadá”, thu, tha, tham, emprequetes e outras coisas que nos faz bem, nos diverte, concordo!
    Porque não disponibilizamos um pouco do nosso tempo para o nosso benefício.As câmaras municipais,federais, assembleias legislativas e outras casas tomadoras de decisão da nossa vida, têm páginas que nos possibilita acompanhar tudo isso.

  3. Será que se o cargo de verador nao fosse renumerado, teriamos tantas vagas? acho que não, não no Brasil!
    A França não renumera vereadores e os que la ocupam cadeiras, servem ao povo. Então sou a favor de vereadores voluntarios, mas ai pergunto quem muda as leis, quem vai votar numa lei como essa?

  4. É a maior safadeza que fizeram com o povo brasileiro. Todo mundo sabe que os vereadores são cabos eleitorais de politicos safados e desonestos, e o povo ficou calado diante dessa canalhice.

  5. Maria. Um falecito Deputado Federal, entrou com um Projeto que instituia a proporcionalidade de representantes nos moldes Americano. O congresso americano é 50% menor que o nosso em termos de representantes(Deputados e Senadores), mesmo com uma população superior a nossa. è óbvio que tal projeto foi engavetado. Portanto Maria, sua proposta é consciente e correta mas, tratando-se de Brasil é utopica. Na minha opinião, devemos protestar através do VOTO NULO

  6. Eu gostaria de saber porque tantos vereadores pois com a criação em Recife do OP (Orçamento Participativo) tirou força dos vereadores passando para a comunidade discutir obras e que quando ganham não são construídas, querem ver um caso, solicitei ao vereador Dr. João Arraes em 2008 e construção de uma área de laser na Praça do Pirulito na UR 04-Ibura-Recife, não foi construída nada e este ano 2012 ou seja 4 anos depois ano este de eleição voltaram e filmaram o mesmo filme e ainda responderam ao vereador que as obras foram concluídas. Vereador não serve hoje para nada pois só trabalham 02h por dia de segunda a quarta que somado dá 06h, quinta dia de homenagem e sexta não tem expediente e ganham uma fortuna e ainda querem aumentar o número quanto os que lá estão são muito para não fazer nada, pois nome de Rua o povo quando invadem áreas já colocam nomes principalmente nomes de novelas da Globo. Me polpem!

  7. Eta trenzinho bão, sô! Agora cabe mais passageiros! Quem sabe na próxima, vai caber muito mais, né? E as passagens ficarão mais cara, para que o povo consiga custear.

  8. Para sangrar os cofres da União, os parlamentares e representantes do povo sabem elaborar uma Emenda Constitucional 58. Para aumentar os vencimentos dos funcionários públicos não tem dinheiro. Para pagar o PCCS foi uma novela e ainda está devendo ao funcionalismo e nem fala quando vai pagar. Já não basta tantos parasitas políticos e ainda vão aumentar essa corja de malandros que não fazem nada é um grande cabide de empregos públicos. Desse jeito o Brasil não vai para frente com essas medidas anticonstitucionais e impopulares, digna de repúdio público. Daqui a pouco, se for nessa pisada, vamos pagar para milhares de políticos, se forem aumentando as cadeiras, vai ser preciso derrubar as casas para fazer mansões para caber tantos políticos numa assembleia.,

  9. Cadê o governo socialista de Dilma, agora virou governo reacionário? Viva os comunistas do passado que estão se capitalizando. Gostaram da mamata da democracia capitalista.

  10. QUANDO ESTÃO EM CAMPANHAS ELEITORAIS PROMETEM ATÉ O CÉU AOS IMBECIS DOS ELEITORES, QUANDO ENTRAM NA POLÍTICA FAZEM UMA SANGRIA NOS COFRES DA NAÇÃO. TEM MENSALÃO QUE NÃO ACABA MAIS.