Profissionais do SAMU ministram curso no aeroporto e encerramento terá simulação de acidente aéreo

Médicos e enfermeiros do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Regional de Campina Grande, estão ministrando nesta semana o Curso de Formação e Reciclagem do Corpo de Voluntários de Emergência, que é promovido anualmente pela Infraero no aeroporto João Suassuna. O curso teve início na segunda-feira e será encerrado na próxima sexta-feira, 20, com a simulação de um acidente aéreo para treinar os profissionais dos órgãos que trabalham com urgência e emergência na cidade.

Na manhã desta terça-feira, 17, o tema “Hemorragia e Estado e choque” foi apresentado pelo coordenador do SAMU, o médico Antônio Henriques, que falou sobre a classificação clínica, as técnicas utilizadas no controle de hemorragias, tratamento pré-hospitalar e causas do estado de choque. Em seguida, o tema “Atendimento ao politraumatizado” foi apresentado pela também médica do SAMU, Áurea Virgínia Costa.

Estão participando do Curso de Formação e Reciclagem do Corpo de Voluntários de Emergência representantes de órgãos que trabalham com urgência e emergência, como o próprio SAMU, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Infraero, hospitais, entre outros.  Nesta quarta-feira, 18, o coordenador médico do SAMU, Milton Oliveira, irá abordar o tema “Asfixia e reanimação cardiopulmonar”.