Prefeitura de Meriti melhora serviço de transferência de imóveis e aquece mercado imobiliário

Subsecretaria de Imprensa

Prefeitura de Meriti melhora serviço de transferência de imóveis e aquece mercado imobiliário

O mercado imobiliário de São João de Meriti ganhou fôlego com os ajustes feitos pela Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Fazenda, na emissão das guias do Imposto sobre a Transferência de Bens Imóveis (ITBI), a partir de 2011. Em relação a 2010, o prazo para finalização dos processos caiu de 15 dias para 24h, no mínimo, e três dias, no máximo, em 2011.
O ITBI cobrado em São João de Meriti é de 2% para os imóveis pagos a vista e de 0,5% para os valores financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF).
A diminuição do tempo de finalização dos processos levou a um aumento significativo da arrecadação, cerca de 300%, em comparação a 2010. Para chegar a essa redução de prazo e aumento de arrecadação, porém, algumas medidas tiveram que ser tomadas pela Coordenadoria de ITBI. A principal foi o ajuste nos procedimentos da Prefeitura com os dos cartórios.
A melhora do serviço trouxe de volta imobiliárias e corretores de imóveis que estavam deixando de atuar na cidade. Hoje a Prefeitura faz uma média de 200 emissões de ITBI mensalmente.
Para realizar o serviço, basta procurar a Coordenadoria de ITBI, na Secretaria Municipal, de Fazenda, na Avenida Presidente Lincoln, 899, 1º andar, em Vilar dos Teles, de 8h30 às 17h30.
Para emissão da Guia de Informação e Lançamento do ITBI o contribuinte deve seguir os seguintes passos:
1) Procurar a Coordenadoria de ITBI, no 1º andar da sede da Prefeitura, com os seguintes documentos:
– Cópia autenticada da Carteira de Identidade, CPF, Contrato de compra e venda, e registro no RGI;- Preencher o formulário Guia de Informação e Lançamento do ITBI, onde será calculado o valor da taxa a ser paga.
A guia estará disponível em 24 horas na própria Coordenadoria de ITBI.
2) De posse da guia, o contribuinte deverá efetuar o pagamento na rede bancária.

Publicado em: 19/04/2012