Publicidade

Prefeito apoia movimento em prol de ciclofaixa

17/4/2012 14:55
Por Prefeitura de Divinópolis


O evento contou com a participação de mais de 300 ciclistas, e foi realizado no último domingo (15/04), com grande concentração na Praça da Catedral.

Eron de Paula, empresário e organizador do movimento pela ciclofaixa, informou que o objetivo foi entregar ao município uma carta de intenção, para que o prefeito e órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, viabilizem a implantação da ciclofaixa em Divinópolis. A sugestão é que a ciclofaixa funcione nos domingos e feriados, em horários determinados, como por exemplo de 7h às 16h. “A ciclofaixa será muito boa para quem mora no centro da cidade, poder pedalar com seus filhos em um espaço seguro, exercendo seu direito de ir e vir com segurança, com reflexos diretos na saúde de importante parcela da população”, destacou Eron.

Na concentração, os ciclistas eram convidados a assinar um abaixo-assinado para estudo de implantação de ciclofaixa no centro de Divinópolis, documento que logo depois foi entregue ao prefeito. Nesse abaixo-assinado, o organizador destaca que é um projeto rápido de ser implantado, por basicamente necessitar da definição do trajeto e de instalação de placas de sinalização. Foram anexas ao documento fotos de outras cidades que já implantaram o projeto. A convocação dos participantes foi através de redes sociais e de veiculação em órgãos de imprensa que apoiaram a iniciativa.

O secretário de Esporte, Rômulo Duarte, também esteve presente no evento, e falou sobre a importância da ciclovia. “A ampliação de formas alternativas de transporte, como as bicicletas, é uma tendência mundial, tanto pelos aspectos ambientais quanto pelo aspecto da saúde, do bem-estar. Esse é um meio de locomoção eficiente. Esse é um movimento legítimo, original, e vemos isso pela adesão e pelo grande número de ciclistas que aqui se encontram. O poder público tem mais é que apoiar. É lógico que deve apoiar dentro do que é legal e o que nos é permitido”, ressaltou.

O prefeito Vladimir Azevedo recebeu, das mãos do organizador, o abaixo-assinado pedindo a implantação da ciclofaixa. “Nós já estamos aqui hoje com o secretário de Trânsito, Júlio Valério, e vamos fazer o estudo. Quem sabe a curto prazo possamos fazer um passeio desse para inaugurar a ciclofaixa nos domingos e feriados. A gente recebe com muita felicidade esta demanda, que vai ao encontro do conceito que nós queremos de uma cidade sustentável, ambientalmente cada vez mais correta, com lazer e com qualidade de vida para todos”, afirmou Vladimir.




Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Deixe um comentário