Um tornado atingiu parte da cidade de Marechal Cândido Rondon, a oeste do Paraná quilômetros de Curitiba, interditando estradas, derrubando centenas de árvores, postes de luz, entre outros estragos.
Por Redação, com ABr - de Brasília:
Um tornado atingiu parte da cidade de Marechal Cândido Rondon, a oeste do Paraná quilômetros de Curitiba, interditando estradas, derrubando centenas de árvores, postes de luz, entre outros estragos.
Logo após o ocorrido, por volta das 16h de quinta-feira, equipes da prefeitura e do corpo de bombeiros começaram a desobstruir as estradas e ajudar as pessoas que tiveram suas residências afetadas. O helicóptero do Samu também esteve na cidade para auxiliar no socorro às vítimas. Segundo a prefeitura, até o momento 20 pessoas passaram pela Unidade de Saúde 24 Horas, sendo que apenas uma teve ferimentos mais grave e foi transferida para um hospital do município, mas passa bem.
Um tornado atingiu parte da cidade de Marechal Cândido Rondon, a oeste do Paraná
No início da noite, o prefeito da cidade, Moacir Froehlich convocou uma reunião emergencial com representantes das secretarias municipais, associação comercial, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Copel, Eles fizeram uma avaliação dos estragos e começaram a traçar estratégias de trabalho para colaborar com as pessoas que foram atingidas, e dar condições de melhor tráfego na cidade.
Conforme levantamento, cerca de 1,5 mil casas foram atingidas, além de 200 empresas e logradouros públicos. A Copel repassou a informação de que 14 mil unidades consumidoras foram afetadas pela falta de energia e por danos na rede elétrica.
O Corpo de Bombeiros, além de fornecer lona e outros materiais, pediu mais reforço de efetivos e também mais uma ambulância, segundo a prefeitura. O parque de exposições da cidade foi colocado à disposição para receber pessoas desabrigadas.A prefeitura se comprometeu a fornecer alojamento e alimentação, caso necessário.
As ruas foram todas desobstruídas, sendo que as árvores foram empurradas paras as laterais. As equipes pararam coma as atividades tendo em vista que a chuva voltou a cair. Logo no início da manhã os trabalhos foram retomados. .
O Batalhão de Polícia de Fronteira e a Polícia Militar redirecionaram todas as equipes para Marechal Cândido Rondon, colocando todo o seu efetivo durante a noite para evitar possíveis furtos, tendo em vista que parte do município está sem energia elétrica.
Uma nova reunião foi marcada para esta sexta-feira, na sala de reuniões de gabinete, para definir, após avaliação de campo, a estratégia de trabalho e ações a serem realizadas durante o dia.
Recomendações
O Corpo de Bombeiros lembrou os moradores que as lonas foram cedidas são para cobrir os móveis e não as residências, tendo em vista o perigo existente, pelo fato de tudo estar molhado e escorregadio.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.