Obras da UPA Norte são iniciadas

25/8/2011 19:56,  Por Acessa

Da Redação

Com a preparação do terreno, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou as obras de construção da terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será instalada na Zona Norte da cidade. A subsecretaria de Coordenação e Projetos da Secretaria de Obras da PJF emitiu ordem de serviço para a construção do prédio.

Com isto, a partir de 1º de setembro a empresa responsável pela obra, a Padrão Engenharia, está autorizada a iniciar os serviços, como a mobilização e instalação do canteiro de obras. A construção desta nova unidade vai ampliar a assistência à saúde em Juiz de Fora, especialmente para uma população estimada de 202 mil pessoas, que corresponde à área de abrangência da nova unidade.

A UPA Norte será de Porte III e ocupará um terreno de 3.900 m² na avenida JK, altura do número 5.000, tendo como área edificada um espaço de 2.200 m². Com capacidade de atendimento de até 450 pacientes/dia, a unidade terá dois pavimentos, contará com sete médicos por plantão (pediatras, clínicos gerais e traumato-ortopedista) e um cirurgião-dentista. Serão 24 leitos, sendo cinco vermelhos, cinco laranjas, dez amarelos e quatro pediátricos, sendo as cores referentes ao grau de complexidade de cada atendimento.

Ministério Público recomenda que PJF justifique terceirização das UPAsUPA será implantada em CataguasesLicitação para obras da UPA Norte será realizada em abril

Além disso, o prédio contará com sete semi-leitos, duas salas de classificação de risco conforme Protocolo de Manchester, cinco salas para tratamentos diferenciados e setores de odontologia de urgência, uma sala de exame de radiologia, recepções adulto e infantil separadas, estacionamento para ambulâncias, gerador de energia elétrica, sala de eletrocardiograma (ECG) e sala de coleta de sangue. O projeto prevê, ainda, uma área central de convivência, que contará com trabalhos de paisagismo. Toda a estrutura será adaptada às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Os projetos básicos e executivos foram concebidos de acordo com a Portaria 1.020/09, do Ministério da Saúde. A estruturação da UPA será em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A unidade ainda será referência para pacientes vindos de cidades vizinhas, como Aracitaba, Oliveira Fortes, Ewbanck da Câmara e Santos Dumont. A construção da UPA Norte significa um investimento de R$ 4.089,674.43. O prazo contratual para entrega do novo prédio é de 12 meses.


Matérias Relacionadas:

  1. Vazamento de petróleo contamina Mar do Norte
  2. Humberto Costa aponta avanço no diálogo do governo com governadores do Norte e Nordeste 
  3. Trânsito de São Paulo vitima novo ciclista, agora na zona norte
  4. Governo garante que 70% das obras da Copa de 2014 começam este ano
  5. Secretário do TCU apoia mudança em regra para paralisar obras




Compartilhe esta matéria:


Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Os comentários estão desabilitados!

Edição Impressa


Edição de Ontem