O samba de roda Espermacete estimula a participação de crianças e jovens na música Publicada em 03/02/2012 às 12:02

3/2/2012 14:11,  Por Prefeitura de Camaçari

Foto: Agnaldo Silva
Grupo Espermacete ensina a tradição às futuras gerações

Gerações unidas pelo tradicional samba de roda afro-brasileiro. Assim começou a história do grupo Espermacete, de Barra do Pojuca, orla de Camaçari. A mistura de música, dança e poesia reúne crianças, jovens e idosos em uma grande festa cultural.

Criado há mais de 30 anos, o grupo Espermacete é formando por 28 integrantes, que realizam diversas apresentações e entoam canções sobre a trajetória do grupo, acompanhadas de palmas e dos sons do pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho.

Além das apresentações em datas festivas, como lavagens, festas marítimas, Dia de Reis, aniversário do Município e homenagens a santos, o Espermacete também busca contribuir socialmente com a comunidade de Barra do Pojuca.

Segundo a mestra Nildes Bomfim, responsável pelo grupo, o Espermacete direciona crianças e jovens para a vida artística, ensinando-os a tocar instrumentos e destacando a importância de manter viva a tradição do samba de roda.

Considerado um patrimônio imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o samba de roda aos olhos da Mestra Nildes representa a identidade cultural de um povo e contribui para o desenvolvimento e crescimento das novas gerações.


Matérias Relacionadas:

  1. Programa seleciona comunicador para ações com crianças e jovens de São Pedro
  2. Carnaval 2012 – Liga das Escolas de Samba promove reunião com ambulantes
  3. DST/AIDS – Jovens e adolescentes são alvo da Campanha 2012 de Carnaval
  4. Carnaval 2012: primeira noite de festa lota quadra da escola de samba Unidos do Itaimbé
  5. O samba no pé que une diferentes gerações




Compartilhe esta matéria:


Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.

Os comentários estão desabilitados!


Últimas buscas:
  1. quem ensina samba de roda em são paulo sp?
  2. samba do roda em osasco


Edição Impressa


Edição de Ontem