Incêndio atinge antiga bolsa de valores da Dinamarca

Arquivado em:
Publicado Terça, 16 de Abril de 2024 às 12:04, por: CdB

O edifício histórico, cuja torre tem o formato da cauda de quatro dragões entrelaçados, estava sendo reformado e coberto por andaimes quando o incêndio começou. Partes do teto desabaram e o fogo se espalhou por vários andares do edifício, disse Vedsted aos repórteres.


Por Redação, com Reuters - de Copenhague


Um incêndio atingiu a Antiga Bolsa de Valores de Copenhague, um dos edifícios mais conhecidos da capital dinamarquesa, nesta terça-feira, engolindo sua torre, que desabou em uma cena que lembra o incêndio de 2019 na Notre-Dame de Paris.




dinamarca.jpg
Edifício histórico do século XVII fica no centro da capital Copenhague

Serviços de emergência, funcionários da Câmara de Comércio Dinamarquesa, incluindo seu presidente-executivo Brian Mikkelsen, e até mesmo transeuntes foram vistos carregando grandes pinturas para longe do edifício em uma corrida para salvar artefatos históricos das chamas.


– Estamos salvando tudo o que é possível – disse o chefe do corpo de bombeiros de Copenhague, Jakob Vedsted Andersen, aos repórteres.


O Museu Nacional da Dinamarca enviou 25 funcionários ao local para ajudar a retirar artefatos culturais e pinturas, informou no X.


O edifício histórico, cuja torre tem o formato da cauda de quatro dragões entrelaçados, estava sendo reformado e coberto por andaimes quando o incêndio começou.


Partes do teto desabaram e o fogo se espalhou por vários andares do edifício, disse Vedsted aos repórteres.


– É sempre triste apagar incêndios em prédios antigos – declarou ele.


Cerca de 120 pessoas estavam trabalhando para conter o incêndio, mas apenas cerca de 40% dele estava sob controle, disse Vedsted, acrescentando que a operação de combate ao fogo continuaria por pelo menos 24 horas.


Não houve relatos imediatos de feridos, informou a polícia.


– Imagens horríveis da Bourse. Muito triste. Um edifício icônico que significa muito para todos nós... Nosso próprio momento de Notre-Dame – escreveu o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, no X.



Fumaça cinza


Uma espessa fumaça cinza subiu sobre a cidade e as sirenes podiam ser ouvidas quando os serviços de emergência foram chamados ao local. Cerca de 90 recrutas da Royal Life Guards, uma unidade do Exército, estavam ajudando a isolar e proteger objetos de valor, disseram os militares.


– Estou muito, muito triste... No início, não conseguia acreditar que era verdade – disse a professora Elisabeth Handberg, de 80 anos, acrescentando que ela e seus alunos observaram a fumaça da janela da sala de aula.


– Espero que ele seja reconstruído, não pode ser de outra forma.


O edifício em estilo renascentista holandês não abriga mais a bolsa de valores dinamarquesa, mas serve como sede da Câmara de Comércio Dinamarquesa.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo