Mujica aponta conspiração golpista internacional na América Latina
Arquivado em:
Quinta, 27 de Agosto de 2015 às 11:53, por: CdB
Por Redação, com Conexão Jornalismo - do Rio de Janeiro:
Em visita ao Brasil, o ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica, disse a jornalistas durante encontra na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) acreditar na existência de fenômenos capazes de desestabilizar governos democraticamente eleitos na América Latina. Recorrendo a velho clichê dos poucos céticos, ele respondeu assim quando lhe foi perguntado sobre a possibilidade do continente estar diante de uma nova Operação Condor:
Mujica falou sobre o combate às drogas no seu país, onde legalizou o consumo da maconha e fez do estado fornecedor da droga, e ponderou que ainda é cedo para analisar resultados.
Sobre a política internacional, o ex-presidente pediu para que Venezuela e Colômbia busquem o caminho do diálogo para resolver questões envolvendo conflitos regionais. Há uma semana a fronteira entre os dois países permanece fechada depois que contrabandistas colombianos atacaram o Exército venezuelano.
Mujica, presidente do Uruguai entre 2010 e março de 2015, recebeu hoje no Rio de Janeiro o prêmio 'Personalidade Sul 2015', em sua primeira edição. O prêmio foi criado pela Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) para homenagear grandes personalidades latino-americanas.