A Força Aérea síria bombardeou centros de concentração de militantes do Estado Islâmico e Frente al-Nusra
Por Redação, com Sputnik Brasil - de Beirute:O Exército sírio e as milícias populares libertaram os territórios que estavam sob o controle do Estado Islâmico na província síria de Homs, cortando efetivamente as rotas de abastecimento dos jihadistas, informou a agência noticiosa FARS na quinta-feira.
Na quarta-feira, a Força Aérea síria bombardeou centros de concentração de militantes do Estado Islâmico e Frente al-Nusra na província de Homs, eliminando muitos terroristas e causando danos significativos às suas linhas de abastecimento.– Caças sírios seguiram e alvejaram as posições do EI perto da cidade de Maheen e nos arredores da antiga cidade assíria de Quaryatayn na parte sudeste da província de Homs, que terminou com a destruição de muitas armas e veículos – disse o Exército.
Ao mesmo tempo, um caça sírio atacou a linha de defesa da Frente al-Nusra em Tir Maala e perto de Um Sharshouh, deixando muitos terroristas mortos e feridos e destruindo a maior parte do seu equipamento.Operação na Síria
Nesta sexta-feira, o comandante do Estado-Maior General das Forças Armadas da Rússia, general Valery Gerasimov, disse que a aviação russa realizou mais de 6 mil missões desde o início da operação aérea na Síria.
Gerasimov afirmou que os militantes do Daesh são treinados por profissionais, inclusive por ex-oficiais do exército iraquiano. As Forças Armadas sírias, com ajuda da Força Aeroespacial russa, conseguiram lançar uma ofensiva contra os terroristas. A ofensiva realiza-se em 10 das 15 direções, estando sendo preparada em mais três, disse Gerasimov. O comandante do Estado-Maior General das Forças Armadas da Rússia acrescentou que a iniciativa estratégica na maioria de frentes agora está nas mãos das forças governamentais.– A iniciativa estratégica na maioria de direções agora está nas mãos das tropas governamentais. Estas realizam ações militares de forma ativa, tarde ou cedo a resistência [dos jihadistas] será quebrada – disse Gerasimov.
Em 30 de setembro de 2015 a Rússia iniciou uma campanha aérea, tendo mais de 50 aviões de combate russos, inclusive Su-24M, Su-25 e Su-34 efetuado ataques de alta precisão contra as posições do Daesh na Síria após pedido do presidente Bashar Assad. Os aviões russos coordenam as suas ações com as tropas sírias que operam no local. A Síria está em estado de guerra civil desde 2011. O governo do país luta contra um número de facções de oposição e contra grupos islamistas radicais como o Daesh (também conhecido como “Estado Islâmico”) e a Frente al-Nusra.Instalaçõesterroristas
O comando do exército da Síria anunciou na última quarta-feira que desde o final de dezembro de 2015 a Força Aérea do país já destruiu 1662 instalações de grupos terroristas atuantes em seu território.