Meninas do Brasil estreiam contra o Paraguai nesta sexta
19/1/2012 17:32, Por Prefeitura de Curitiba
As meninas do Brasil estreiam nesta sexta-feira (20) na Copa Sul-Americana de Futebol Feminino Sub-20 contra o Paraguai, às 20h10, na Vila Capanema. A partida terá transmissão ao vivo pela TV E-Paraná. Dez seleções, divididas em dois grupos, estão em Curitiba para disputar o torneio,que irá até 5 de fevereiro. Também haverá jogos em Ponta Grossa e em Paranaguá.
No Grupo A do torneio estão Brasil, Paraguai, Peru, Uruguai e Bolívia. No grupo B, Argentina, Venezuela, Equador, Colômbia e Chile. As cinco equipes de cada chave se enfrentam e as duas melhores passam para a próxima fase.
As quatro seleções classificadas jogam um quadrangular e as duas que fizerem a melhor campanha garantem vaga no Mundial da categoria, que será no Uzbequistão, em agosto próximo. A melhor campanha fica com o título, não haverá uma partida final.
Jogar em casa faz a diferença e as atletas da Seleção Brasileira de Futebol Feminino estão confiantes na conquista do Campeonato Sulamericano Sub-20. As jogadoras estão concentradas no Centro de Treinamento do Trieste, time de futebol amador do bairro de Santa Felicidade.
A goleira Daniele Neuhaus Turnês (19), nascida em Santa Catarina e atual jogadora do time de Foz do Iguaçu, diz que o bairro de Santa Felicidade tem significado especial para ela. Foi lá, há 3 anos, que participou do seu primeiro teste. “Quando cheguei e vi o nome do bairro, o que pensei foi ‘tomara que esse bairro me traga muita felicidade’, e assim está sendo. Vir pra Curitiba é relembrar como eu comecei. É sempre especial”, conta.
A zagueira Tayla Carolina Pereira (19), também jogadora do Foz Cataratas, conta que joga futebol “desde que começou a andar”. A atleta se encantou com Curitiba desde que veio há alguns anos para um campeonato, – “O Parque Barigui é lindo; o gramado, a água, as capivaras”. Desta vez, o que ela realmente quer é o título, – “Minhas expectativas para os jogos são as melhores. Farei o que for preciso pra ajudar a equipe e as meninas”.
Andressa Alves da Silva (19), meia-atacante, está de olho nos adversários. “Os principais são Paraguai e Colômbia, eles são bons, tem bastante técnica.” Para ela, jogar o campeonato no Brasil é estimulante, “minha expectativa é muito grande, ainda mais porque estamos na nossa casa, o Brasil. A vitória aqui seria especial para todos nós”.
Estádios – Os jogos em Curitiba serão realizados na Vila Capanema, do Paraná Clube. Os jogos em Ponta Grossa, no Estádio Germano Kruger, e em Paranaguá, no Estádio Garanguejão. As duas cidades receberão pelo menos um jogo na fase final.
A Copa Sul-Americana de Futebol Feminino Sub-20 é uma realização da Conmebol e FIFA, com a chancela da CBF e Federação Paranaense de Futebol, a participação do Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e o apoio do Hotel Bourbon e dos clubes de futebol da capital.
Esta será a quinta edição do campeonato feminino de seleções e até agora só o Brasil foi campeão. O país também já organizou duas edições: em 2004 (Rio de Janeiro) e 2008 (Rio Grande do Sul).
VEJA A TABELA DE JOGOS
20/01 (sexta-feira): CURITIBA
Vila Capanema
18h: Uruguai x Peru
20h10: Brasil x Paraguai
21/01 (sábado): PARANAGUÁ
Estádio Caranguejão
16h: Equador x Venezuela
18h10: Argentina x Colômbia
22/01 (domingo): CURITIBA
Vila Capanema
16h: Paraguai x Uruguai
18h10: Bolívia x Peru
23/01 (segunda-feira): CURITIBA
Vila Capanema
18h: Colômbia x Equador
20h10: Chile x Venezuela
24/01 (terça-feira): PONTA GROSSA
Estádio Germano Kruger
18h: Uruguai x Bolívia
20h10: Peru x Brasil
25/01 (quarta-feira): CURITIBA
Vila Capanema
18h: Equador x Chile
20h10: Venezuela x Argentina
26/01 (quinta-feira): CURITIBA
Vila Capanema
18h: Paraguai x Bolívia
20h10: Brasil x Uruguai
27/01 (sexta-feira): CURITIBA
Vila Capanema
18h: Colômbia x Chile
20h10: Argentina x Equador
28/01 (sábado): PARANAGUÁ
Estádio Caranguejão
16h: Peru x Paraguai
18h10: Bolívia x Brasil
29/01 (domingo): CURITIBA
Vila Capanema
16h: Venezuela x Colômbia
18h10: Chile x Argentina
30 de janeiro a 5 de fevereiro – quadrangular final / Vila Capanema – Curitiba
Matérias Relacionadas:
- Testemunhas confirmam denúncias de orgias com meninas
- Brasil avança no estudo da superpílula contra infarto e AVC
- Sexta Turma continua sessão na próxima terça-feira (31)
- Licença ambiental de Belo Monte deve sair sexta-feira
- Calouros do 2º semestre da UFJF têm até sexta-feira para confirmar matrícula
